O Ibovespa opera em baixa nesta quarta-feira (8), na mesma direção dos principais índices acionários dos Estados Unidos.
Às 15h40, o principal índice da B3 tinha desvalorização de 1,64% aos 108.265 pontos.
Entre as quedas estão as ações da Vale (VALE3), com baixa de 2,89% e das siderúrgicas, que recuam na esteira da baixa do minério de ferro.
Nas principais notícias do dia, a agenda política está no centro das atenções, com o governo e o Congresso se movimentando para tentar reduzir os preços dos combustíveis. Hoje, o senador Fernando Bezerra apresenta o seu parecer do projeto que limita a 17% a alíquota do ICMS.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, já comentou que levará para votação as duas PECs que reduzem os preços até o recesso parlamentar, em 15 de julho, caso o Senado aprove o PLP 18.
Entre os indicadores, os preços de commodities agrícolas e combustíveis pressionaram e o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta a 0,69% em maio, depois de subir 0,41% em abril, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O resultado do mês ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters, de alta de 0,79%, e levou o índice a acumular nos 12 meses até maio alta de 10,56%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, subiu 0,55% em maio, acima da taxa de 0,19% no mês anterior.
Na Europa, os mercados monetários aumentaram suas apostas em altas dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira para precificar um aumento acumulado de 0,75 ponto percentual até setembro.
Com a expectativa de que o banco comece a subir os juros em julho, os operadores esperam agora que os movimentos incluam uma rara elevação a de 0,50 ponto em uma única reunião até setembro, antecipando a perspectiva ante outubro, como era calculado na sexta-feira.
A próxima reunião de política monetária do BCE será realizada na quinta-feira.
Com Reuters