As bolsas europeias e os índices futuros dos Estados Unidos recuam na manhã desta terça-feira (7) devido aos temores com a inflação. A próxima leitura do aumento de preços dos Estados Unidos – o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – está prevista para acontecer no final da semana. Na agenda de hoje, sai a balança comercial norte-americana de abril.
No cenário doméstico, o governo convocou no começo da noite de ontem uma rara entrevista coletiva que trataria da alta dos preços. Bolsonaro sentou-se à mesa com Lira e Pacheco, além dos ministros Paulo Guedes e Ciro Nogueira, para apresentar uma proposta de acordo aos governadores. Se eles zerarem o ICMS do diesel e gás de cozinha, o governo federal zera o PIS/Cofins e a Cide da gasolina e do etanol, e ainda promete ressarcir as perdas de arrecadação dos Estados.
Bolsas da Ásia
As bolsas asiáticas fecharam sem direção definida nesta manhã, com o mercado acionário chinês se valorizando, ajudadas por ganhos nas ações dos consumidores diante da esperança de recuperação da demanda.
Pequim aliviou ainda mais as restrições de combate à Covid-19, e os investidores realizaram lucros em algumas ações que haviam se recuperado acentuadamente nas últimas sessões.
Agenda econômica
▪️ EUA: Cúpula das Américas;
▪️ Suíça: Reunião Especial do Conselho da OMC;
▪️ Reino Unido: S&P Global/CIPS: PMI composto final de maio e PMI de serviços (5h30);
▪️ EUA/Dpto do Comércio: Balança comercial de abril (9h30);
▪️ Anfavea: Produção de veículos em maio (10h);
▪️ EUA: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, testemunha no Senado sobre orçamento fiscal de 2023 (11h);
▪️ EUA/Fed: crédito ao consumidor em abril (16h);
▪️ EUA/API: estoques de petróleo da semana até 03/06 (17h30);
▪️ Chile: Decisão de política monetária do BC (19h);
▪️ Coreia do Sul/BoK: PIB final do 1TRI (20h);
▪️ Japão/Stat: 2ª leitura do PIB do 1TRI (20h50).
*Com BM&C Now e BDM
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.