Direto do Congresso Federal, o analisa político Erich Decat traz os três principais acontecimentos de Brasília no âmbito da política e da economia. Neste domingo (08), Decat entrevista Henrique Bousquat, sócio e Head de Produtos da All Investimentos. No cenário doméstico, um dos temas abordados foi a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de subir a taxa básica de juros, a Selic, de 4,25% para 5,25%. Segundo Bousquat, o comitê alertou que na próxima reunião de setembro pode acontecer outro ajuste parecido.
“Essa taxa de juros deverá continuar subindo acima das expectativas prévias do mercado. Então já hoje, os principais economistas de mercado dos últimos dias vem revisando suas projeções e a taxa de juros interna deve terminar o ano em um intervalo de 7% a 8,5%. As opiniões estão bem divergentes e isso tem um impacto grande em todo o mercado financeiro e também nas expectativas para as bolsas”, afirma Bousquat.
Outro tema levantado no “Bullets da Semana” foi o balanço de Petrobras. Na última quarta-feira, a petroleira reportou lucro líquido de 42,8 bilhões de reais no segundo trimestre, revertendo o resultado no negativo de 2,71 bilhões no mesmo período do ano anterior. O número superou as projeções do mercado.
“Ela (Petrobras) terá um dividendos extraordinário de quase R$ 32 bilhões, da qual o governo federal terá direito a 30% disso, em média. Ela teve um lucro bem expressivo na ordem de R$ 43 bilhões. Então é um resultado de alto impacto e até um pouco acima das expectativas”, diz Bousquat.
No dia seguinte a divulgação de Petrobras, a ação da petroleira fechou em alta de quase 10%. A ação ordinária chegou a ser negociada a 11,8% antes do meio-dia, encerrando o dia com alta de 9,63%.
No cenário político, um tema levantado na entrevista foi a PEC dos Precatórios. O governo federal e o Ministério da Economia querem adiar o pagamento de dívidas para conseguir espaço no orçamento e ampliar o Bolsa Família. Na análise de Decat, adiar o pagamento para a frente não vai contribuir para o problema e, além disso, há ainda os riscos de estourar o teto de gastos.
Acompanhe a entrevista exclusiva de Erich Decat com o sócio e Head de Produtos da All Investimentos, Henrique Bousquat, no vídeo abaixo: