A Oi (OIBR3;OIBR3) anunciou nesta quinta-feira (5) a nova marca da empresa que concentra seus ativos de fibra óptica, a V.tal, que era conhecida como InfraCo.
No mês passado, a Oi realizou um leilão do controle da empresa, que foi arrematado por fundos do BTG Pactual e pela Globenet Cabos Submarinos. A V.tal conta com cerca de 400 km de rede distribuídos entre as 5 regiões do país.
A previsão de investimentos da companhia é de mais de R$ 30 bilhões até 2025. A empresa anunciou, ainda, um plano de levar cobertura de banda larga com tecnologia FTTH (fibra até a casa do cliente) para 32 milhões de casas passadas no mesmo período.
A V.tal já contabiliza 260 contratos entre serviços de atacado e rede neutra. A base ativa de clientes da empresa abrange inicialmente 2,5 milhões de casas conectadas e 12 milhões de casas passadas.
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Para Rodrigo Abreu, CEO da Oi, o processo de mudança de controle da companhia possibilitará a expansão acelerada da fibra óptica no Brasil. “A criação da V.tal como operação neutra materializa a visão de separação estrutural proposta em nosso plano de transformação e permite o início de um novo ciclo de crescimento da infraestrutura de telecomunicações no país”, acrescentou.
Questionados se haveria possibilidade da V.tal abrir capital na Bolsa de Valores (IPO, na sigla em inglês), os executivos disseram que a opção dependerá dos fundos do BTG Pactual, que serão os controladores da operação.
Segundo o CEO, o IPO seria uma grande oportunidade de expansão para a unidade de fibra óptica da Oi no Brasil.
“Sobre o sucesso dos IPOs dos provedores regionais, o Brasil tem aproximadamente 90 milhões entre domicílios e pequenos negócios, desses, aproximadamente entre 15 a 18% são conectados por fibra, isso mostra que tem uma oportunidade grande no país e creio que os provedores regionais estão captando parte dessa oportunidade, então os IPOs mostram isso de forma muito bem sucedida”, disse Abreu.