O setor de shopping centers no Brasil tem acelerado um movimento que vai além da abertura de novas lojas. A estratégia agora passa pela reformulação estrutural dos empreendimentos, conhecida no mercado imobiliário como retrofit, quando um ativo existente é modernizado, reconfigurado e reposicionado comercialmente sem a necessidade de construção do zero.
Um exemplo recente é a modernização realizada no shopping West Plaza, na zona oeste de São Paulo, que completa 35 anos de trajetória em 2026. O centro de compras ampliou a área destinada à alimentação e experiências de convivência após investimento na ordem de R$ 20 milhões do Mané Mercado, além da nova praça de alimentação do shopping. O empreendimento oferece 41 operações de gastronomia, considerando restaurantes, fast foods, cafés, sorveterias e bares, o que representam quase 10 mil metros quadrados, 20,9% de ABL do shopping.
Além disso, o shopping recebeu marcas como Madero e Bar do Alemão, entre novos quiosques e cafeterias. O portfólio inclui, ainda, referências consolidadas como Outback, Pecorino, Nagairô, Calle 54, Jerônimo, Johnny Rockets, Popeyes, McDonald’s, Burger King, Bob’s, Divino Fogão, Cacau Show Mega Store, Casa Bauducco, Casa do Pão de Queijo, Kopenhagen, Bacio di Latte e Amor aos Pedaços, entre outras. Para complementar a experiência, o shopping inaugurou uma nova Praça de Alimentação, com projeto mais moderno e capacidade para mais de 800 lugares.

A mudança não é apenas estética. A alimentação tem se tornado um dos principais motores de receita dos shoppings. Em dezembro de 2025, as operações do setor responderam por cerca de 33% do faturamento do West Plaza. “A chegada do Mané Mercado representa um marco na história do West Plaza como um dos principais shopping centers da cidade. Somada à nova praça de alimentação inaugurada em 2025, com projeto arquitetônico e ambientação mais modernos, o shopping se consolida como um dos maiores centros gastronômicos do segmento. O nosso projeto de reposicionamento inclui revitalização das áreas, qualificação do mix de ofertas, novo paisagismo e ações focadas em espaços de convivência”, explica Antônio Saugo, superintendente do shopping.
A localização privilegiada do West Plaza, com fácil acesso a importantes bairros da Zona Oeste, fortalece ainda mais sua posição estratégica. “A expectativa é atrair cerca de 1 milhão de visitantes anualmente somente para o Mané Mercado, vindos de toda parte de São Paulo e de outras cidades, considerando o público dos shows no Allianz Park e dos jogos. Isso deve impulsionar um aumento de 30% no fluxo total de clientes do shopping”. ressalta Heli Queiroz, gerente de marketing do West Plaza.
Veja mais notícias aqui.
Acesse o canal de vídeos da BM&C News.












