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A engenharia que desafia a gravidade para construir as estradas que cortam os céus das cidades

Ryan Cardoso Por Ryan Cardoso
21/12/2025
Em ECONOMIA, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A construção de viadutos modernos é uma das maiores proezas da engenharia civil, envolvendo máquinas colossais e técnicas que garantem a segurança de milhões de pessoas. Essas estruturas são a espinha dorsal da mobilidade em nossas cidades.

Como a construção de viadutos garante uma fundação à prova de falhas?

Tudo começa abaixo do solo. Para garantir estabilidade absoluta, a fundação utiliza estacas de concreto que são cravadas até atingir as camadas de solo duro, conhecidas como estratos. Sem essa base sólida, o peso da estrutura e dos veículos causaria o colapso.

Para explorar as técnicas avançadas da infraestrutura moderna, selecionamos o conteúdo do canal JAES Company Português, que já conta com mais de 110 mil visualizações neste guia técnico. No vídeo a seguir, os especialistas detalham a construção de viadutos, explicando desde as fundações de estacas até o uso inovador de vigas caixão e concreto pós-tensionado:

As estacas são então conectadas por uma enorme laje de concreto chamada “capa de estaca”. É sobre essa base que os pilares do viaduto são erguidos, um trabalho realizado por engenheiros qualificados, cuja profissão é regulamentada no Brasil pelo CONFEA.

Como as vigas gigantes são colocadas no lugar a dezenas de metros de altura?

As seções horizontais do viaduto são feitas com “vigas caixão”, peças ocas de concreto pré-fabricadas que se encaixam como um quebra-cabeça. Essa engenharia modular permite uma montagem mais rápida e controlada, mas erguê-las é o grande desafio.

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Para isso, é utilizada uma máquina monumental chamada pórtico de lançamento. Funcionando como um robô autônomo, ela se move sobre os pilares, içando e posicionando cada viga sequencialmente, em um processo de precisão milimétrica a dezenas de metros de altura.

Etapas da montagem do tabuleiro:

  1. Fabricação das vigas caixão em um canteiro.
  2. Transporte das vigas até a base do viaduto.
  3. Içamento e posicionamento com o pórtico de lançamento.

Qual o segredo para o concreto não rachar sob tanto peso?

O concreto é extremamente forte sob compressão, mas fraco sob tração. Em um viaduto, a parte inferior da viga é tracionada pelo peso, o que causaria rachaduras fatais. O segredo para evitar isso é a técnica de pós-tensionamento.

A engenharia que desafia a gravidade para construir as estradas que cortam os céus das cidades
Técnica de pós-tensionamento

Cabos de aço de alta resistência (tendões) são passados por dentro das vigas e esticados com macacos hidráulicos. Um sistema de cunhas mecânicas trava os cabos nessa posição, mantendo o concreto permanentemente comprimido e tornando-o imune à tração.

Componentes do pós-tensionamento:

  • Tendões: Feixes de cabos de aço.
  • Macacos Hidráulicos: Para esticar os cabos.
  • Cunhas de Travamento: Para manter a tensão.

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Por que os viadutos não trincam com o calor e o frio?

Como qualquer material, o concreto se expande no calor e se contrai no frio. Para evitar que essa movimentação natural cause rachaduras, os viadutos são construídos com juntas de dilatação, espaços preenchidos com borracha que permitem que a estrutura “respire”.

A manutenção dessas estruturas é vital para a segurança viária, um trabalho supervisionado no Brasil por órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Existem também viadutos de aço, que são mais rápidos de construir, mas geralmente mais caros.

Tipo de ViadutoVantagem PrincipalDesvantagem Principal
De ConcretoCusto mais baixo e alta durabilidade.Tempo de construção mais longo.
De AçoConstrução mais rápida e estrutura mais leve.Custo de material mais elevado.

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