A construção de viadutos modernos é uma das maiores proezas da engenharia civil, envolvendo máquinas colossais e técnicas que garantem a segurança de milhões de pessoas. Essas estruturas são a espinha dorsal da mobilidade em nossas cidades.
Como a construção de viadutos garante uma fundação à prova de falhas?
Tudo começa abaixo do solo. Para garantir estabilidade absoluta, a fundação utiliza estacas de concreto que são cravadas até atingir as camadas de solo duro, conhecidas como estratos. Sem essa base sólida, o peso da estrutura e dos veículos causaria o colapso.
Para explorar as técnicas avançadas da infraestrutura moderna, selecionamos o conteúdo do canal JAES Company Português, que já conta com mais de 110 mil visualizações neste guia técnico. No vídeo a seguir, os especialistas detalham a construção de viadutos, explicando desde as fundações de estacas até o uso inovador de vigas caixão e concreto pós-tensionado:
As estacas são então conectadas por uma enorme laje de concreto chamada “capa de estaca”. É sobre essa base que os pilares do viaduto são erguidos, um trabalho realizado por engenheiros qualificados, cuja profissão é regulamentada no Brasil pelo CONFEA.
Como as vigas gigantes são colocadas no lugar a dezenas de metros de altura?
As seções horizontais do viaduto são feitas com “vigas caixão”, peças ocas de concreto pré-fabricadas que se encaixam como um quebra-cabeça. Essa engenharia modular permite uma montagem mais rápida e controlada, mas erguê-las é o grande desafio.
Para isso, é utilizada uma máquina monumental chamada pórtico de lançamento. Funcionando como um robô autônomo, ela se move sobre os pilares, içando e posicionando cada viga sequencialmente, em um processo de precisão milimétrica a dezenas de metros de altura.
Etapas da montagem do tabuleiro:
- Fabricação das vigas caixão em um canteiro.
- Transporte das vigas até a base do viaduto.
- Içamento e posicionamento com o pórtico de lançamento.
Qual o segredo para o concreto não rachar sob tanto peso?
O concreto é extremamente forte sob compressão, mas fraco sob tração. Em um viaduto, a parte inferior da viga é tracionada pelo peso, o que causaria rachaduras fatais. O segredo para evitar isso é a técnica de pós-tensionamento.

Cabos de aço de alta resistência (tendões) são passados por dentro das vigas e esticados com macacos hidráulicos. Um sistema de cunhas mecânicas trava os cabos nessa posição, mantendo o concreto permanentemente comprimido e tornando-o imune à tração.
Componentes do pós-tensionamento:
- Tendões: Feixes de cabos de aço.
- Macacos Hidráulicos: Para esticar os cabos.
- Cunhas de Travamento: Para manter a tensão.
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Por que os viadutos não trincam com o calor e o frio?
Como qualquer material, o concreto se expande no calor e se contrai no frio. Para evitar que essa movimentação natural cause rachaduras, os viadutos são construídos com juntas de dilatação, espaços preenchidos com borracha que permitem que a estrutura “respire”.
A manutenção dessas estruturas é vital para a segurança viária, um trabalho supervisionado no Brasil por órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Existem também viadutos de aço, que são mais rápidos de construir, mas geralmente mais caros.
| Tipo de Viaduto | Vantagem Principal | Desvantagem Principal |
| De Concreto | Custo mais baixo e alta durabilidade. | Tempo de construção mais longo. |
| De Aço | Construção mais rápida e estrutura mais leve. | Custo de material mais elevado. |

