Construído sobre uma ilha artificial de 4 km de comprimento na Baía de Osaka, o Kansai International Airport (KIX), no Japão, é um dos maiores feitos da engenharia civil moderna. Inaugurado em 1994, ele é a prova de que a engenhosidade humana pode superar os mais incríveis desafios da natureza.
Por que construir o Kansai International Airport em uma ilha artificial?
A superlotação e as restrições de ruído do antigo aeroporto de Osaka tornavam a expansão em terra inviável. A solução audaciosa foi construir um novo aeroporto no mar, a 5 km da costa, para permitir operações 24 horas por dia sem perturbar a população.

A construção da ilha artificial foi uma tarefa monumental. Foram necessários mais de 21 milhões de metros cúbicos de aterro, retirados de três montanhas, e 10 mil trabalhadores ao longo de três anos para criar a base que sustentaria o aeroporto.
Quais foram os maiores desafios de engenharia do projeto?
O maior desafio foi construir sobre um leito marinho de argila mole, que se comprime sob o peso. Os engenheiros previram que a ilha afundaria, mas o ritmo foi mais rápido que o esperado. Para combater isso, o terminal foi construído sobre 900 colunas com macacos hidráulicos ajustáveis.
Esses macacos permitem que os engenheiros nivelem o edifício periodicamente, compensando o afundamento desigual. A complexidade de tal projeto é um estudo de caso na engenharia, um campo profissional que no Brasil é regulamentado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) para garantir a segurança e a excelência.
Feitos de engenharia do KIX:
A maior ilha artificial do mundo na época.
Terminal de 1,7 km de comprimento, o mais longo do mundo.
Sistema de colunas ajustáveis para combater o afundamento.
Como a estrutura resiste a terremotos e tufões?
Localizado em uma das zonas mais sismicamente ativas do planeta, o Kansai International Airport foi projetado para ser incrivelmente resiliente. A estrutura do terminal é equipada com juntas deslizantes e amortecedores que permitem que ela se mova e dissipe a energia de um terremoto.
O design aerodinâmico do terminal, em formato de asa de avião, foi testado em túneis de vento para resistir a ventos de tufões de mais de 200 km/h. O aeroporto já sobreviveu a grandes desastres naturais, como o terremoto de Kobe em 1995, sem sofrer danos estruturais.
O aeroporto é apenas um local de passagem?
Não, o KIX foi projetado para ser uma experiência agradável. O Sky View é um deck de observação que oferece vistas panorâmicas das pistas, perfeito para entusiastas da aviação. O aeroporto também conta com uma vasta gama de lojas, restaurantes e até um hotel.
O canal Walking the World Asia realiza um tour completo pelo saguão de embarque do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Kansai (KIX), em Osaka, Japão:
A gestão de uma infraestrutura tão complexa é um desafio contínuo, similar ao que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) enfrenta no Brasil para manter rodovias e portos operacionais. O KIX se destaca não apenas por sua engenharia, mas por sua eficiência como um dos principais hubs aéreos da Ásia.
| Desafio | Kansai Airport (Ilha Artificial) | Aeroporto Convencional (em Terra) |
| Fundação | Leito marinho de argila mole (afundamento). | Solo firme, menor complexidade. |
| Riscos Naturais | Terremotos, tufões e tsunamis. | Terremotos (dependendo da região). |
| Logística | Construção no mar, transporte de materiais via balsa. | Acesso terrestre, logística mais simples. |

