BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

O que a engenharia usa para evitar que a estrutura de pontes muito altas balance com o vento

Estruturas altas como pontes são vulneráveis à força do vento, mas a engenharia moderna possui técnicas sofisticadas para evitar que pontes balancem de forma perigosa. Esses métodos garantem a segurança e a estabilidade de obras monumentais, como a Ponte Rio-Niterói.

Como a engenharia faz para evitar que pontes balancem com o vento?

A estratégia principal se baseia em duas frentes: aerodinâmica e amortecimento. A aerodinâmica busca criar um formato para a ponte que permita ao vento passar com a menor resistência possível, evitando que a estrutura “segure” a força do ar e entre em ressonância, uma vibração perigosa que pode levar ao colapso.

Já o amortecimento consiste em instalar dispositivos que absorvem e dissipam a energia gerada pelo vento, transformando o movimento em calor. O objetivo não é tornar a ponte totalmente rígida uma leve flexibilidade é necessária , mas sim controlar o balanço dentro de limites seguros.

Quais são os principais dispositivos usados para controlar o balanço?

O dispositivo mais famoso é o Amortecedor de Massa Sintonizada (TMD), um pêndulo gigante instalado no interior da estrutura. Quando a ponte balança para um lado, esse contrapeso se move para o lado oposto, neutralizando a oscilação e estabilizando a construção.

Um pêndulo amortecedor de massa sintonizado vermelho está instalado no último andar de um edifício alto – Créditos: depositphotos.com / topicha

Existem outras tecnologias que trabalham em conjunto para garantir a estabilidade e a segurança da estrutura contra os ventos. A seguir, alguns dos dispositivos mais comuns na engenharia de grandes vãos.

Leia Mais

Recursos entre os mais caros do mundo

O que é mais raro que diamante? Conheça os 5 recursos mais valiosos do mundo

11 de dezembro de 2025
O kit de sobrevivência definitivo de um especialista da Força Aérea para qualquer situação

O kit de sobrevivência definitivo de um especialista da Força Aérea para qualquer situação

11 de dezembro de 2025

Outras tecnologias de amortecimento:

  • Amortecedores Viscosos: Funcionam como os amortecedores de um carro, dissipando a energia do movimento.
  • Cabos Aerodinâmicos: O formato dos cabos em pontes estaiadas é projetado para reduzir a vibração causada pelo vento.
  • Juntas de Expansão: Permitem que a estrutura se mova e se dilate com segurança, sem gerar tensão excessiva.

O formato da ponte também ajuda a reduzir o balanço?

Sim, o formato é um dos fatores mais importantes e é definido muito antes da construção. Engenheiros utilizam simulações computacionais e testes em túneis de vento com maquetes para encontrar o design mais aerodinâmico possível, garantindo que a estrutura “corte” o vento de maneira eficiente.

Cada tipo de ponte possui características que influenciam sua resposta ao vento, e o design do tabuleiro (a pista por onde os carros passam) é projetado para ser o mais estável possível.

Tipos de pontes e suas características:

  • Ponte Estaiada: Os cabos que saem dos mastros ajudam a dar rigidez e estabilidade à estrutura.
  • Ponte Pênsil: Mais flexível, depende muito de um tabuleiro aerodinâmico e de sistemas de amortecimento.
  • Ponte em Arco: Sua estrutura curva oferece grande resistência natural a forças verticais e laterais.

Leia também: A melancia negra do Japão que pode custar mais de R$ 30 mil em leilões

Como a segurança dessas estruturas é monitorada hoje em dia?

Grandes pontes modernas são equipadas com centenas de sensores, como acelerômetros e GPS de alta precisão, que monitoram em tempo real qualquer vibração ou deslocamento da estrutura. Esses dados são enviados para uma central de controle que avalia a saúde da ponte 24 horas por dia.

Para entender os princípios da engenharia civil que garantem a segurança das grandes construções, selecionamos o conteúdo do canal Engevida – Richard Floriani, que já conta com mais de 89,9 mil inscritos. O vídeo a seguir explica visualmente por que pontes e edifícios permanecem de pé:

No Brasil, a segurança de grandes obras de engenharia é fiscalizada pelo sistema CONFEA/CREA, que regula o exercício profissional, e por órgãos como o DNIT, responsável pela infraestrutura de transportes federal. A Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) também promove o desenvolvimento técnico na área.

MonitoramentoMétodo TradicionalMétodo Moderno (Smart Bridges)
FrequênciaInspeções visuais periódicas.Monitoramento contínuo 24/7.
TecnologiaAvaliação humana e testes pontuais.Sensores, GPS, drones e inteligência artificial.
PrevençãoCorretiva (após o dano aparecer).Preditiva (identifica falhas antes de ocorrerem).

O que é mais raro que diamante? Conheça os 5 recursos mais valiosos do mundo

Cidade ideal para aposentados que buscam a tranquilidade da praia com a estrutura de uma metrópole

Lula diz que só decidirá sobre PL da Dosimetria quando texto chegar ao Planalto

A cidade sulista que encanta com paisagens à beira-mar e revela o seu charme

Comunicado para quem abriu CNPJ recentemente, o golpe do boleto falso do INPI está fazendo muitas vítimas

O kit de sobrevivência definitivo de um especialista da Força Aérea para qualquer situação

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.