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LDO 2026: “exceções crescentes corroem credibilidade fiscal”, diz economista

Renata NunesPor Renata Nunes
05/12/2025

A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 reacendeu o debate sobre a credibilidade do arcabouço fiscal e a capacidade do governo de cumprir metas fiscais diante do avanço acelerado das despesas obrigatórias. Para o economista Thomás Cordeiro, da Finance Consultoria, o texto evidencia um movimento crescente de adaptações e exceções que colocam pressão sobre a regra fiscal.

O ponto central do debate é a meta de superávit primário de R$ 34,3 bilhões, equivalente a 0,25% do PIB, prevista na LDO e alinhada ao centro da banda do Novo Arcabouço Fiscal (NAF). Na prática, porém, Cordeiro afirma que o governo já trabalha mirando o piso da meta, e não seu valor central.

LDO no radar: “O governo já mira o piso, não o centro da meta”

O arcabouço fiscal permite uma oscilação de 0,25 ponto percentual para cima ou para baixo. Isso significa que o governo pode entregar um superávit entre 0% e 0,5% do PIB sem descumprir a regra.

Mas, segundo Cordeiro, esse espaço vem sendo usado de forma sistemática:

“O governo já trabalha para cumprir o piso e não o centro da meta. Isso implica uma diferença de cerca de R$ 34 bilhões e afeta a credibilidade da regra fiscal.”

Essa perda de consistência, diz ele, está ligada ao crescimento das despesas obrigatórias, que comprimem o espaço das despesas discricionárias a níveis críticos.

“O arcabouço se mostra incompatível com o ritmo de crescimento das despesas obrigatórias. Sem uma reforma dessas despesas, a regra não será sustentável no longo prazo.”

TCU liberou uso do piso, mas risco de descumprimento do arcabouço fiscal aumenta

A LDO prevê que o governo poderá se basear no limite inferior da meta para fins de contingenciamento. Isso foi autorizado pelo TCU, mas Cordeiro vê o movimento como arriscado:

“As bandas foram feitas para absorver imprevistos. Se o piso começa a ser tratado como centro, qualquer frustração de receita levará ao descumprimento da regra.”

Nesse cenário, o governo poderia ser forçado a negociar:

  • novas medidas de arrecadação, ou
  • novas exclusões de despesas do arcabouço, aprofundando a fragmentação das regras fiscais.

Blindagem do fundo partidário e eleitoral: reflexo do calendário político

Outro ponto sensível da LDO é a proteção do fundo partidário e do fundo eleitoral contra contingenciamento. Para Cordeiro, a mensagem é evidente:

“Há uma priorização clara do calendário eleitoral. Mesmo com risco de falta de verba para políticas públicas, o Congresso quer blindar as verbas políticas.”

A decisão contrasta com cortes recorrentes em áreas essenciais do Estado.

“Setores estratégicos continuam perdendo; fundos políticos são preservados”

Questionado sobre a coerência dessa blindagem diante de cortes em setores estratégicos, Cordeiro é categórico:

“Sob a ótica do interesse público, não faz sentido. Investimentos, pesquisa, agências reguladoras e outras políticas essenciais vêm sendo comprimidos ano após ano.”

Ele lembra que o Congresso ampliou seu poder sobre o orçamento, mas sem assumir responsabilidade proporcional sobre eventuais descumprimentos fiscais, que recaem sobre o Executivo.

Meta das estatais e exceções do Novo PAC: ajustes que enfraquecem a regra

A LDO fixa um déficit de R$ 6,7 bilhões para estatais não dependentes (excluindo Petrobras e ENBPar). Segundo Cordeiro, a meta é factível, especialmente porque a própria LDO autoriza até R$ 10 bilhões em gastos para reestruturação de estatais por fora do arcabouço.

“Essa exceção facilita o cumprimento da meta, mas evidencia outra distorção.”

A análise se agrava com a exclusão de até R$ 5 bilhões em investimentos do Novo PAC, focados em defesa, também fora da regra fiscal:

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“Enfraquece a credibilidade do arcabouço. Independentemente do mérito da despesa, o ideal é que esses gastos estivessem dentro da regra.”

Cordeiro vê nessas exceções um sinal claro de que o arcabouço está sendo progressivamente “remendado” para caber dentro de restrições crescentes.

Sem reforma das despesas obrigatórias, a regra não se sustenta

Para o economista, o conjunto de medidas da LDO de 2026 aprofunda a percepção de que o arcabouço fiscal está sendo tensionado ao limite:

  • priorização política de fundos eleitorais;
  • compressão das despesas discricionárias;
  • exceções crescentes ao arcabouço;
  • uso do piso como meta informal;
  • fragilidade do planejamento diante de imprevistos.

“A sustentabilidade fiscal do país exige, no próximo mandato, uma reforma das despesas obrigatórias. Sem isso, nenhuma regra fiscal será plenamente crível.”

CONGRESSO APROVA LDO

LDO 2026: "exceções crescentes corroem credibilidade fiscal", diz economista. Créditos: depositphotos.com / diegograndi

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