Em temporada de declaração do Imposto de Renda, muitos investidores iniciantes ficam em dúvida de como deve ser feita a declaração, de modo a não cair em armadilha. “Quem operou na Bolsa de Valores deve declarar o imposto de renda”, destacou o analista e fundador da Velotax, Victor Savioli.
Portanto, Savioli afirmou que se a pessoa tem uma nota de corretagem no seu CPF, é preciso declarar o imposto de renda. “É um detalhe importante, porque existem pessoas que investem pouco e acham que não precisam, e caem na malha fina”.
O analista explicou que a Receita Federal fica ciente dos investidores que operam na Bolsa de Valores, porque os sistemas da B3 e das corretoras são interligados com a receita.
Por outro lado, Savioli explicou que os investidores que aplicaram em BDRs do Nubank, o cenário é diferente. “A forma que o Nubank faturou o programa, não vai gerar a necessidade de declarar neste momento”, disse.
Nesse sentido, o analista explicou que isso acontece porque, quando passar um ano do recebimento deste BDR, o correntista terá a opção de encarteirar o BDR ou abrir mão dele. “Portanto, quem resolver encarteirar precisará declarar o imposto de renda”, explicou.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.