O mercado financeiro brasileiro vive um período de transformações aceleradas. Mudanças regulatórias, avanços tecnológicos e a crescente demanda por educação financeira estão remodelando o trabalho dos profissionais de investimento. Esse foi o foco central do Advisor Talks, evento realizado em São Paulo, que reuniu líderes do setor público e privado para discutir desafios e tendências da indústria.
Segundo Juliano Custódio, CEO da EQI Investimentos, o ritmo de adaptação exigido das empresas e dos assessores é cada vez maior. Para ele, o avanço da regulação e a maior sofisticação do investidor obrigam o mercado a oferecer soluções mais aderentes ao perfil de cada cliente: “As empresas de assessoria, as empresas do mercado financeiro, elas precisam se adequar porque a legislação muda, os interesses das pessoas mudam, o investidor está ficando mais sofisticado, ele está entendendo mais as coisas e a gente tem que ter os produtos certos e os serviços certos para cada cliente”.
Com o aumento expressivo da base de investidores nos últimos anos e a chegada de novas plataformas, a disputa por qualificação tornou-se ainda mais intensa. O setor exige atualização constante e preparo técnico para atender um investidor mais exigente. “Trabalhar com educação financeira e disseminar o conhecimento é muito produtivo, não só do ponto de vista dos negócios, mas também da construção da autoridade pessoal dos profissionais. Seja um consultor, um assessor, um analista, eu acredito que a disseminação do conteúdo é fundamental para você conseguir evoluir dentro da sua carreira e, obviamente, gerar mais negócios”, diz Paulo Barroso, cofundador do Advisor Talks.
A palavra de ordem, segundo quem participa do evento, é adaptação. Para Gustavo Araújo, também cofundador do Advisor Talks, a profissão de assessor vive um momento decisivo e com espaço para crescimento: “É uma profissão que tem muito espaço. Quem se profissionalizar melhor, entender as mudanças regulatórias, inteligência artificial, entender o que o cliente está buscando, vai se destacar. Você pode ter ótimos salários, ser feliz no que você faz e transformar a vida de pessoas e famílias através da sua assessoria, da sua consultoria”.
O encontro também contou com a presença de representantes do poder público. “O Brasil é a bola da vez dentro do cenário mundial para investimento. Mesmo com todos esses problemas, o Brasil ainda é a bola da vez, porque aqui tem segurança jurídica, nós evoluímos muito nisso, e segurança geopolítica que todo mundo olha lá fora. Os números estão vindo por um trabalho, por um plano focado em desenvolvimento”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima.
Para profissionais do mercado financeiro, a transformação em curso é rápida e permanente. Marco Saravalle, CIO da MSX Invest, destacou o papel dos reguladores na modernização do mercado de capitais brasileiro: “Nós tivemos mudanças importantes ao longo desses últimos anos, também apoiados pelos órgãos reguladores. Parabenizo aqui a própria CVM, que tem sido bastante vanguardista e trazido essa evolução de maior transparência, criando oportunidades não só de investimento, mas também algo mais dinâmico e que acaba trazendo evolução para o mercado financeiro de capitais aqui no Brasil”, destacou.
Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.















