BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Alívio em dezembro? Selic em 15% até 2026 amplia crise e coloca 7,2 milhões de empresas em risco

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
09/10/2025
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A manutenção da Selic em 15% consolida o maior patamar em quase duas décadas e reforça o alto custo do crédito no Brasil. O impacto já aparece no caixa das companhias: a inadimplência no crédito livre para pessoas jurídicas atingiu 5,2% em julho, o maior nível desde 2017. Além disso, um levantamento mostra que 7,2 milhões de empresas estão inadimplentes em 2025, o que equivale a quase um terço das companhias ativas no país. O dado evidencia que muitas não conseguem rolar dívidas, sustentar o capital de giro ou absorver os custos de um ambiente de juros tão altos.

Nesse contexto, o debate sobre a possibilidade de cortes ainda em 2025 ganha força, mas especialistas pedem cautela. Para Volnei Eyng, CEO da Multiplike, o cenário não oferece espaço para otimismo antecipado. “O IPCA vem reduzindo, mas em passos mais lentos do que o esperado, e temos novos ingredientes na economia como o tarifaço que ainda não sabemos exatamente quais efeitos terão. Nossa visão é de que os juros só devem cair em 2026”, avalia.

Empresas adiam decisões e correm risco de perder o timing do mercado

Esperar uma redução em dezembro pode ser perigoso, pois empresas que adiam decisões de financiamento correm o risco de perder oportunidades estratégicas em seus setores. Enquanto isso, o peso da Selic elevada já pressiona margens e ameaça a sobrevivência de companhias em setores intensivos em capital.

A mensagem do Copom traduz prudência, mas também transmite insegurança para quem precisa planejar investimentos ou rolagem de dívidas. Para muitas empresas, especialmente as que dependem de capital de giro para manter operações básicas, o ambiente significa dificuldade para negociar com credores e risco de se endividar em condições cada vez mais onerosas.

Leia Mais

BANCO CENTRAL

Resultado do IPCA reforça cenário de cautela para o Copom da próxima semana, avaliam economistas

12 de março de 2026

Crédito restrito redesenha o mercado e FIDC acelera para R$ 6 bilhões

11 de março de 2026

Eyng alerta que o erro mais comum é tomar decisões de crédito olhando apenas para a taxa básica. “O erro é olhar só a Selic. A empresa precisa avaliar o momento do próprio negócio, planejar prazos e estruturas, ou pode perder oportunidades enquanto a concorrência avança”, reforça.

Crédito estruturado ganha espaço como alternativa à Selic alta

Para o CEO da Multiplike, o crédito deve ser encarado como parte do planejamento estratégico e não como uma decisão reativa ao movimento do Banco Central. Nesse sentido, alternativas como FIDCs e debêntures ganham espaço, pois permitem alongar prazos, diluir custos e oferecer previsibilidade em um cenário de juros prolongadamente altos.

Esses instrumentos têm se mostrado essenciais para empresas que buscam acesso a capital competitivo sem depender exclusivamente dos bancos. Além disso, proporcionam maior segurança jurídica e flexibilidade operacional, aspectos fundamentais para quem precisa manter fluxo de caixa saudável em tempos de restrição de crédito.

Planejamento e caixa são escudos para atravessar o ciclo

Especialistas reforçam que, em vez de esperar um corte de juros que pode demorar a acontecer, as empresas devem agir agora para proteger o caixa. Isso envolve estruturar operações financeiras de forma antecipada, negociar melhores condições com fornecedores, e evitar a antecipação de recebíveis de fim de ano — prática que compromete o fluxo de caixa de 2026.

Além disso, é essencial enxergar o crédito como ferramenta de competitividade. Em um ciclo de juros altos e prolongados, só vai conquistar espaço quem conseguir transformar o crédito em aliado estratégico, usando-o para fortalecer margens, expandir capacidade e sustentar o crescimento, mesmo em um ambiente desafiador.

Estrada no Paquistão ganha fama por seus 3.118 metros de altitude, pois o trajeto de 8,5 km de túnel é a única via de inverno para a região de Chitral

Esqueça o ouro e o diamante, pois este cristal preserva a vida e tempera o mundo, sendo o ouro branco da antiguidade

Pacote para conter diesel reforça uso de tributos como ferramenta anticrise no Brasil

Adolescente cria megaprojeto que já arrancou 46 milhões de quilos de lixo da gigantesca “ilha de plástico” no oceano

A ilha mais intocada do mundo no Atlântico exige que lave os sapatos antes de pisar e tem apenas uma árvore

Vulcão adormecido há 700 mil anos começa a inchar e satélites flagram seu despertar no Oriente Médio

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.