
O programa, lançado para reforçar o capital de giro da cadeia fornecedora, atingiu R$ 5 bilhões em operações realizadas. A plataforma permite que os prestadores de bens e serviços possam antecipar o recebimento de faturas de contratos com a Petrobras.
Segundo o site oficial da Petrobras, o “Mais Valor”, lançado em dezembro de 2020, visa aumentar a competitividade nas contratações da companhia. A iniciativa busca apoiar o setor, atingido pela pandemia do coronavírus, oferecendo a oportunidade dos fornecedores anteciparem as faturas de bens e serviços já entregues ou realizados.
A diretora de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, afirma que o “Mais Valor” abre um espaço de mercado que reúne fornecedores e setor financeiro em uma mesma ferramenta. “Avaliamos que o programa terá impacto positivo no fluxo de caixa dos fornecedores que, assim como a companhia, atravessam a crise. Vamos acompanhar a adesão, mas o volume de transações tem potencial de chegar a R$ 3 bilhões por mês”, estima.
Segundo a Petrobras, mais de 33 mil faturas foram antecipadas e 1,5 mil fornecedores cadastrados no programa, desde dezembro. O programa foi lançado com o objetivo de aliviar o fluxo de caixa de curto prazo em um ano em que a indústria de óleo e gás foi fortemente impactada pelos preços do petróleo.