Com o crescimento dos veículos eletrificados no Brasil, uma nova gama de preocupações tem surgido entre os consumidores, especialmente no que tange à durabilidade e manutenção das baterias. Embora muitos fabricantes ofereçam uma garantia de pelo menos oito anos para o sistema elétrico, dúvidas e mitos ainda persistem. Um questionamento comum entre os motoristas é o receio de que a bateria possa “morrer” repentinamente, gerando custos consideráveis.
Os veículos elétricos e híbridos contam com avançados sistemas eletrônicos que monitoram a condição e a capacidade da bateria. Por exemplo, a Volvo, com o modelo EX30, integra uma função na central multimídia que permite ao motorista verificar o “Status do Veículo” e acessar diagnósticos detalhados da bateria. Essa funcionalidade é comparável a recursos encontrados em smartphones, onde é possível verificar o estado de saúde da bateria com facilidade. A expectativa é que funcionalidades similares sejam implementadas em outros modelos eletrificados da marca em um futuro próximo.
Como lidar com a manutenção das baterias de carros elétricos?
Para manter o bom funcionamento de veículos eletrificados, o conselho principal é realizar serviços apenas em concessionárias autorizadas. Isso é fundamental devido à complexidade dos sistemas de alta tensão. Essas concessionárias possuem profissionais treinados e homologados, capacitados para realizar manutenção em conformidade com as orientações do fabricante, garantindo segurança e eficácia.
No entanto, para aqueles que possuem carros elétricos mais antigos, fora da garantia, já existem oficinas especializadas. Mas é crucial verificar se esses estabelecimentos realmente possuem a expertise necessária para lidar com a complexidade técnica das baterias, uma vez que as oficinas não especializadas podem não seguir os padrões exigidos de segurança e qualidade.
Baterias podem ser danificadas em colisões?
Um dos mitos comuns é que, em casos de colisões, as baterias seriam inutilizadas. No entanto, o principal dano às baterias ocorre apenas em acidentes graves que causam danos estruturais significativos. Em colisões leves, o sistema de alta tensão geralmente permanece intacto. Além disso, as baterias de carros elétricos são compostas por módulos que alocam células individuais, o que significa que em caso de falha, pode-se substituir apenas a parte defeituosa.
- A segurança é uma prioridade durante o manuseio de baterias de alta tensão.
- Os técnicos devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.
- As baterias são projetadas para minimizar riscos em colisões menores.
Qual é a taxa de falhas nas baterias de carros elétricos?

Os dados fornecidos pela Volvo revelam que as baterias apresentam uma taxa de problemas extremamente baixa, com menos de nove ocorrências para cada mil veículos. Isso indica que a narrativa de problemas frequentes é infundada. Além disso, os dados em tempo real enviados para as concessionárias ajudam na identificação precoce de possíveis falhas, permitindo que ações preventivas sejam tomadas rapidamente.
Com o avanço da tecnologia e das metodologias de monitoramento, os condutores de veículos elétricos e híbridos podem se beneficiar de um suporte contínuo, assegurando uma experiência de condução confiável e tranquila. A análise rigorosa dos sistemas de bateria e a manutenção correta são essenciais para a longevidade desses carros, e passos estão sendo dados para aumentar a confiança dos consumidores nesses sistemas avançados.