BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Opinião: Gilmar pode ter antecipado uma guerra entre Poderes

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
17/09/2025
Em OPINIÃO, polêmica, POLÍTICA

Não bastasse a polarização política que vivemos na sociedade, também estamos prestes a encarar um antagonismo cada vez maior entre dois Poderes da República: o Judiciário e o Legislativo. Sobre a possibilidade de o Senado, no futuro, instaurar processos de impedimento contra ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes disse: “Não espero que o Senado venha a agir para buscar vindita em relação ao STF. Impeachment deve ser um processo regular. Se for por conta do voto de um ministro, seria irregular. O STF não vai aceitar.”

A frase, dita durante evento realizado ontem em São Paulo, reacende a tensão entre o STF e o Congresso. Mas não é preciso concordar com Gilmar para entender o risco que este cenário traz. O impeachment de ministros está previsto na Constituição, e o Senado tem prerrogativa para julgar membros da Corte por crimes de responsabilidade. O problema não está no instrumento em si, mas na motivação. Quando o impeachment começa a ser cogitado como resposta a decisões judiciais, o que se desenha não é um processo legal — é uma guerra política. E combates entre Poderes não têm vencedores. Têm vítimas: a estabilidade institucional, a confiança nas regras do jogo e, principalmente, o cidadão comum.

O STF pode responder juridicamente, suspendendo processos, alegando desvio de finalidade e recorrendo à jurisprudência. Mas o problema não está na questão legal e sim na escalada de conflitos. Quando um Poder começa a mirar o outro como inimigo, o país entra em modo de instabilidade crônica. Isso afeta tudo: da economia à segurança jurídica, da imagem internacional à governabilidade. Investidores observam com atenção os sinais de erosão institucional. E a confiança externa depende da previsibilidade interna — nesse sentido, qualquer ruído entre os Poderes reverbera nos mercados, nos acordos e na percepção global sobre o Brasil.

Leia Mais

Lula-e-Flavio-1024x576

Pesquisa Futura: Lula lidera 1º turno, mas Flávio Bolsonaro aparece à frente em simulação de 2º turno

11 de maio de 2026

A confusão em torno da eleição para o Senado em São Paulo

8 de maio de 2026

O que mais afetaria a estabilidade política nacional é justamente o que poderia ocorrer nos bastidores, fora do alcance da sociedade — uma guerra silenciosa de dossiês, plantando notícias desfavoráveis para os dois lados. Com um ambiente assim, o país perde a capacidade de construir pontes. Diferente de sistemas parlamentares, onde há mecanismos de mediação entre os Poderes, o Brasil vive em um modelo que favorece trincheiras. Sem canais institucionais eficazes de negociação, os embates podem se radicalizar indefinidamente.

Não é preciso defender o STF para reconhecer que o Judiciário precisa de autonomia. Assim como não é preciso aplaudir o Senado para entender que o Legislativo tem o direito de fiscalizar. O que não podemos aceitar é que o embate entre instituições se transforme em revanche ou em espetáculo.

No mundo da política, é preciso ter sangue frio. Mas isso está faltando da direita, que vem agindo com o fígado há muito tempo. Vários líderes conservadores, por exemplo, vêm comentando para quem quiser ouvir que um dos objetivos para 2026 é eleger um número suficiente de senadores para obter a maioria da câmara alta. Com isso, tomariam a presidência da casa e aprovariam o impeachment de ministros que não estivessem alinhados ideologicamente com este grupo.

Será esse um caminho certo? A fala de Gilmar mostra que o STF não reagiria calado a um conflito como o que planejam os direitistas. O Brasil já tem problemas demais para importar mais um, o da erosão institucional. E se há algo que a história ensina, é que quando os Poderes deixam de dialogar e passam a se enfrentar, quem paga a conta é sempre o país. Talvez o melhor caminho, neste caso, seja o do diálogo. Mas, convenhamos, esta trilha é a mais difícil de todas as que se apresentam na cena política brasileira, radicalizada até a medula.

Anfiteatro com capacidade para 50 mil pessoas utilizava sistema de 80 elevadores manuais para transportar animais e gladiadores até a arena em menos de cinco minutos de logística

Voando a 1.000 km/h e invisível aos radares graças às suas facetas angulares, este foi o primeiro avião de ataque furtivo da história

Estátua Moai de 80 toneladas encontrada em leito de lago seco revela segredos sobre o transporte de blocos monumentais por uma civilização isolada sem o uso de rodas ou cavalos

Qualidade de vida maior que o da capital: a cidade paulista fundada por refugiados da Guerra Civil Americana

Brasil volta ao radar do capital global mesmo sem resolver seus desafios estruturais

Na Brazilian Week, presidente do TCU defende segurança jurídica para atrair investidores ao Brasil

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.