BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

CPI sobe 0,4%: “aumenta o desconforto dentro do Fed” avaliam economistas

Renata Nunes Por Renata Nunes
11/09/2025
Em Análises, ECONOMIA, INTERNACIONAL

O Índice de Preços ao Consumidor, o CPI dos Estados Unidos avançou 0,4% em agosto, de acordo com os dados do Departamento do Trabalho, divulgados nesta quinta-feira (11). No acumulado de 12 meses, a inflação norte-americana atingiu 2,9%. Entre os componentes, o índice de moradia subiu 0,4% e teve a maior contribuição para a alta mensal. A alimentação avançou 0,5%, com destaque para a alimentação em casa (+0,6%) e alimentação fora de casa (+0,3%). Já a energia teve alta de 0,7%, impulsionada pelo aumento de 1,9% no preço da gasolina. Passagens aéreas, carros e caminhões usados, vestuário e veículos novos também registraram aumentos em relação a julho.

O mercado esperava um avanço de 0,3% no índice cheio em agosto, mas o resultado veio acima, em 0,4%. Na base anual, a mediana das projeções indicava 2,9%, número confirmado pelo dado oficial. Em julho, a inflação havia subido 0,2% no mês e acumulava 2,7% em 12 meses. O núcleo havia registrado alta de 0,3% no mês e 3,1% no período de um ano.

Setores e núcleos

Alguns segmentos mostraram recuo em agosto, entre eles assistência médica, recreação e comunicação, que figuraram como contrapeso dentro do índice cheio. No entanto, os ganhos em habitação, alimentação e energia prevaleceram no resultado agregado.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,3% no mês, acumulando alta de 3,1% em 12 meses. O desempenho ficou em linha com as projeções de mercado, que também apontavam para aumentos de 0,3% e 3,1%, respectivamente.

E os preços ao produtor?

Na véspera, os Estados Unidos divulgaram o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de agosto, que mostrou recuo inesperado de 0,1% após salto de 0,7% em julho. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 2,6%, após avanço de 3,1% no mês anterior. Os preços dos serviços caíram 0,2%, enquanto os de mercadorias tiveram alta de 0,1%.

Com os novos dados, o mercado acompanha de perto os desdobramentos sobre a condução da política monetária do Federal Reserve, já que a inflação ao consumidor acelerou em relação a julho, enquanto a inflação ao produtor mostrou alívio.

O que dizem os analistas sobre o CPI

Para Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, a inflação acima do esperado aumenta o desconforto dentro do Federal Reserve, especialmente após o início dos cortes de juros. Ele destacou que itens importados, como carne bovina, frutas, veículos novos e vestuário, evidenciam o impacto das tarifas de importação sobre os preços ao consumidor. “O cenário limita a margem para reduções mais agressivas da taxa de juros, hoje em 4,5%, já que não há sinais de deterioração econômica relevante“, avalia. Cruz ressaltou ainda que o setor de moradia, com alta de 0,4% no mês e 3,6% em 12 meses, segue como um dos principais entraves para a convergência da inflação à meta de 2%.

Leia Mais

Refúgio aconchegante com lareira central, deck externo e áreas sociais abertas para lazer familiar

80 metros quadrados, um projeto moderno com resistência ao calor e frio, lareira central, sendo perfeito para viver com tranquilidade

11 de janeiro de 2026
Projeto de casa de campo rústico-moderna de 90 metros quadrados com varanda ampla e integração com jardim

Projeto de casa de campo rústico-moderna de 90 metros quadrados com varanda ampla e integração com jardim

11 de janeiro de 2026

Já Isadora Junqueira, economista da AZ Quest, a leitura do CPI de agosto foi mais pressionada do que o esperado, tanto no índice cheio quanto no núcleo. Ela destacou que as altas ficaram concentradas em alimentos e energia, enquanto o núcleo subiu 0,35%, acima da projeção de 0,32%. “O núcleo de bens mostrou surpresa para baixo, em 0,28%, refletindo um impacto mais dissipado das tarifas ao longo do tempo, mas o núcleo de serviços permanece elevado, em 0,35%, puxado por moradia e transportes“, avalia. Junqueira ressaltou que esse quadro mantém a inflação em território desconfortável, mas não impede o Federal Reserve de cortar juros na próxima reunião, devendo apenas limitar o ritmo de reduções futuras.

Aluguel caro faz jovens japoneses viverem em microapartamentos de 5 metros quadrados com tudo no mesmo cômodo

Se sua CNH está para vencer e você não tem multas recentes esse comunicado do Detran pode te interessar

Recebeu um Pix inesperado? Entenda o golpe do Pix errado e por que você nunca deve devolver na hora

Com seus impressionantes 12 hectares de área, a estrutura detém o recorde do Guinness de maior lagoa cristalina do mundo

Jovem casal constrói sozinho em 349 dias uma casa dos sonhos com dois andares em um campo verde no meio da natureza

Com uma área de 15 quilômetros quadrados e suas famosas redes na água, a lagoa virou o oásis de relaxamento de Jericoacoara

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.