BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Programa leva educação financeira a escolas de SP com voluntários 50+

Renata Nunes Por Renata Nunes
22/08/2025
Em Educação

Um novo projeto voltado para a educação financeira será lançado em agosto de 2025 nas escolas públicas da capital paulista. Chamado de 50 Vezes Educação Financeira, o programa busca unir experiência e inovação ao promover o aprendizado intergeracional, aproximando pessoas com mais de 50 anos de estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa é liderada pelo PagBank em parceria com a Multiplicando Sonhos.

A proposta é reduzir desigualdades sociais a partir do conhecimento sobre gestão de finanças pessoais. Mais de 300 voluntários com idade acima de 50 anos serão capacitados gratuitamente para atuar como facilitadores, com previsão de impactar cerca de 5 mil alunos já no primeiro ciclo do projeto. Além da capacitação, o programa prevê encontros em sala de aula a partir de outubro, quando os voluntários passarão a atuar diretamente nas escolas.

Foco na educação financeira: como será a atuação dos voluntários?

Os voluntários receberão formação em conteúdos de educação financeira ao longo de setembro. A partir daí, estarão aptos a conduzir atividades práticas com os alunos, em formato de oficinas, dinâmicas e discussões que envolvem temas como orçamento familiar, consumo consciente, poupança e investimentos básicos. O diferencial, segundo os organizadores, é a valorização da experiência de vida dos participantes com mais de 50 anos, conectando diferentes gerações.

Leia Mais

O sistema double wall está mudando a lógica da construção residencial: duas placas de concreto pré-fabricadas chegam prontas da fábrica, são posicionadas no canteiro e preenchidas com concreto até formar uma estrutura monolítica

A parede que sai da fábrica pronta e é posicionada por guindaste no canteiro sem assentar um tijolo sequer

31 de março de 2026
ESTREITO DE ORMUZ - IRÃ

Irã ataca petroleiro carregado perto de Dubai

31 de março de 2026

De acordo com o presidente da Multiplicando Sonhos, Evandro Mello, “a experiência e conhecimento dessas pessoas são um grande diferencial para conectar gerações e enriquecer o aprendizado dos alunos”. Nesse sentido, a metodologia busca trazer não apenas conceitos técnicos, mas também histórias e vivências que tornem o aprendizado mais próximo da realidade dos jovens.

Qual o impacto esperado pelo 50 vezes educação financeira?

O impacto estimado do programa é atingir aproximadamente 5 mil estudantes em 2025, apenas na cidade de São Paulo. A expectativa, no entanto, é que a iniciativa possa ser expandida para outras regiões nos próximos anos, em linha com a meta da Multiplicando Sonhos de estar presente em todos os estados brasileiros até 2030. A instituição, fundada em 2019, já alcançou mais de 12.600 alunos em 50 escolas públicas do estado de São Paulo.

Para Letícia Andrade, gerente geral de Educação Financeira do PagBank, “sempre é tempo de aprender, ensinar e fazer a diferença na comunidade”. O posicionamento reforça o caráter social do projeto, que também está alinhado a pautas de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente na redução das desigualdades.

Quais são as próximas etapas?

O cronograma do programa prevê três etapas principais:

  • Inscrições: já abertas por meio de edital online.
  • Capacitação: setembro de 2025.
  • Atividades nas escolas: início em outubro de 2025.

Além disso, os organizadores destacam que o projeto poderá se tornar um modelo replicável em outros contextos, integrando voluntariado, inclusão social e práticas educativas. Nesse sentido, a educação financeira aparece não apenas como ferramenta de aprendizado, mas também como mecanismo de transformação social, conectando gerações e promovendo maior consciência sobre o uso dos recursos.

Por que investir em educação financeira?

O tema da educação financeira tem ganhado destaque em políticas públicas e iniciativas privadas justamente pela sua capacidade de impactar diferentes dimensões da vida das pessoas. Saber administrar recursos, planejar gastos e compreender produtos financeiros básicos são pontos essenciais para reduzir endividamento e aumentar a autonomia econômica, especialmente em contextos de maior vulnerabilidade social.

Projetos como este se inserem em um movimento mais amplo de democratização do conhecimento financeiro no Brasil. Por outro lado, especialistas lembram que os resultados só se consolidam no médio e longo prazo, exigindo continuidade e acompanhamento para que os aprendizados realmente transformem o comportamento financeiro das famílias.

Enquanto isso, a aposta em um público voluntário de 50 anos ou mais traz uma camada adicional de valor: reconhecer e utilizar a experiência de vida como ferramenta pedagógica. Dessa forma, o programa busca não apenas ensinar matemática financeira, mas também estimular reflexões sobre escolhas, prioridades e perspectivas de futuro.

Acesse o link para o edital clicando aqui

A parede que sai da fábrica pronta e é posicionada por guindaste no canteiro sem assentar um tijolo sequer

Irã ataca petroleiro carregado perto de Dubai

A casa japonesa que infla dentro de uma caixa em 2 horas já foi usada após terremotos na Turquia, no Marrocos e no Japão

Donald Trump pressiona aliados e diz que países devem buscar seu próprio petróleo

Com sua fachada neoclássica de 1807 e escadaria monumental, a igreja de Porto Alegre tornou-se o maior símbolo da arquitetura sacra do Rio Grande

A maior aeronave do mundo tem 117 metros de asa, 28 rodas no trem de pouso e lança foguetes diretamente da estratosfera

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.