Em um cenário marcado por instabilidade econômica, impactos de tarifas e maior pressão sobre o orçamento, o consumo em 2025 reflete um comportamento mais cauteloso e estratégico. O consumidor compara preços, aguarda o momento certo para aproveitar promoções e, ao decidir comprar, prioriza conveniência, funcionalidade e experiências que tragam valor real ao dia a dia.
No mundo da tecnologia, segundo o Future of Technology Survey da Circana, consultoria global, líder em tecnologia, inteligência artificial e dados sobre o comportamento do consumidor, smartphones e fones de ouvido sem fio continuam no topo da lista de desejos de todas as gerações, com a Geração X mais propensa a comprar online e os Boomers+ mantendo a preferência pelas lojas físicas. O estudo, realizado nos EUA, indica também que, além das trocas programadas, cresce o interesse por TVs de 50” a 65”, desktops e fones sem fio para uso extra em casa. Até mesmo as impressoras, antes deixadas de lado, voltaram a atrair a atenção do consumidor, com a intenção de compra subindo 7 pontos percentuais, em relação a 2024, puxada por Boomers, Millennials e mulheres de 25 a 34 anos. Já os notebooks para jogos, perderam força, com queda de 11 pontos. Entre as barreiras, 62% dos consumidores afirmam esperar promoções, cupons ou liquidações para decidir a compra, enquanto 37% da Geração X e 40% dos que ganham acima de US$ 100 mil adiaram ou cancelaram aquisições devido ao impacto das tarifas.
Na categoria Casa, o levantamento da Circana indica que, quando há expectativa de aumento de preços, o consumidor prioriza a reposição do essencial. Micro-ondas (81%), panelas (70%), aspiradores verticais (65%) e cafeteiras ou espresso (63%) lideram a lista dos mais substituídos. Já o robô aspirador (82%), panela elétrica de arroz (78%) e limpadores profundos de carpetes (77%) tendem a ser deixados para depois.
Em momentos de orçamento mais apertado, cozinhar em casa se torna regra, com substituição de carnes por grãos, preferência por marcas próprias, uso mais frequente de micro-ondas e intensificação da busca por promoções. Nesse cenário, alguns produtos se destacam pelo forte crescimento: kits de vinho (+105%), utensílios de chá (+100%), espátulas de confeitaria (+79%), fontes de chocolate (+64%), fornos de assar (+60%), conjuntos de fondue (+40%), massageadores de pés secos (+93%) e massageadores corporais (+20%).
“Quando olhamos o consumo por faixa etária, vemos um retrato muito claro de momentos de vida e prioridades distintas. O jovem de 18 a 24 anos está focado em tecnologia, enquanto quem tem entre 25 e 34 anos, muitas vezes, está montando a primeira casa. Entre 35 e 44 anos, a vida familiar impulsiona soluções para servir refeições. Já de 45 a 54 anos, cresce o interesse por produtos para receber bem, como cervejeiras e fontes de chocolate. E, a partir dos 55 anos, vemos um cuidado maior com o lar e o jardim, conservação de alimentos e equipamentos que elevam o conforto”, analisa Daniel Morimoto, Vice-Presidente da Circana para a América Latina.
A demografia ajuda a entender parte desse movimento. No Brasil por exemplo, segundo o IBGE, a população vai envelhecer de forma acelerada até 2030, com crescimento expressivo nas faixas de 45 a 69 anos, associadas a momentos de vida como remodelações de casa, “ninho vazio” e aposentadoria. As faixas abaixo de 39 anos, por outro lado, devem encolher, afetando diretamente categorias voltadas à infância, juventude e primeira moradia. “O consumidor está comprando com a cabeça e com o coração. Ele busca preço, mas investe no que realmente melhora sua vida. O envelhecimento da população mundial vai acelerar a demanda por upgrades, conveniência e entretenimento no lar. Quem entender as necessidades específicas de cada geração vai sair na frente”, afirma Daniel.
No curto prazo, o crescimento virá do entretenimento doméstico, da reposição de essenciais e da adaptação às mudanças econômicas e climáticas. No longo prazo, a combinação de inovação, retorno gradual aos escritórios e novas dinâmicas demográficas vai redesenhar a forma como brasileiros consomem tecnologia e produtos para casa. As tendências apontadas pela Circana para 2025 reforçam essa dinâmica, com soluções que economizam espaço, tempo e dinheiro, prazer em aproveitar o aconchego do lar, multifuncionalidade, produtos para pets e mais atenção à sustentabilidade e à conformidade regulatória.
Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.