A Azevedo e Travassos (AZEV4) consolida sua atuação no setor de infraestrutura rodoviária nacional com a vitória em dois importantes leilões de concessão: a Rota Agro (BR-060/364/GO/MT) e a Rota Verde (BR-060/452/GO). Essa dupla conquista posiciona a empresa como um player chave no desenvolvimento da malha rodoviária federal, especialmente em regiões vitais para o agronegócio brasileiro.
Na Rota Agro, a Azevedo e Travassos detém uma participação majoritária de 95% no consórcio vencedor. Já na Rota Verde, a empresa assegurou 80% do consórcio, demonstrando um forte compromisso e capacidade de investimento em projetos de grande porte.
Rota Agro (CN2): Conectando o Coração do Agronegócio
A Rota Agro é uma concessão de 482 km, ligando Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). Esta rodovia é fundamental para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, complementando a malha ferroviária e otimizando a logística.
Dados Essenciais (baseados no Edital nº 2/2025 – Jul/24 e projeções do BNDES):
- Extensão: 482 km
- Praças de Pedágio: 5
- Investimento Total (CAPEX): R$ 4,4 bilhões
- Custos Operacionais (OPEX): R$ 2,1 bilhões
- Projeção de Receita Tarifária Total (30 anos): R$ 16,1 bilhões
- Melhorias Chave: 46 km de duplicações, 150 km de faixas adicionais, 11,5 km de vias marginais, e a implantação do Contorno de Alto Araguaia (7,85 km).

Rota Verde (CN1): Reforço Logístico em Goiás
A Rota Verde abrange 426 km no sul de Goiás, conectando Rio Verde, Goiânia e Itumbiara. Esta região, predominantemente agrícola, se beneficia do terminal ferroviário da RUMO em Rio Verde, sendo a rodovia um eixo crucial para o transporte de cargas e passageiros.
Dados Essenciais (baseados nos Estudos Referenciais – Jan/23 e projeções do BNDES):
- Extensão: 426 km
- Praças de Pedágio: 7
- Investimento Total (CAPEX): R$ 4,0 bilhões
- Custos Operacionais (OPEX): R$ 2,3 bilhões
- Projeção de Receita Tarifária Total (30 anos): R$ 14,4 bilhões;
- Melhorias Chave: 31 km de duplicações, 104 km de faixas adicionais, 29 km de vias marginais, e 29 dispositivos novos ou remodelados.

Projeção de Receita Combinada: Um Futuro Promissor
A sinergia entre as duas concessões da Azevedo e Travassos projeta um fluxo de receita significativo ao longo dos anos. Abaixo, uma estimativa da receita tarifária anual (em milhões de Reais) para os primeiros anos de concessão, com base nas projeções apresentadas nos estudos de viabilidade do BNDES/ANTT:
Projeção de receita Rota Agro (BNDES):
Desconsiderando o desconto sobre o valor do pedágio, ao apresentar o roadshow da Rota Agro, o BNDES projetou o faturamento ao longo dos anos da seguinte forma:

Projeção de receita Rota Verde (BNDES):
Desconsiderando o desconto sobre o valor do pedágio, ao apresentar o roadshow da Rota Verde, o BNDES projetou o faturamento ao longo dos anos da seguinte forma:

Com isso, compilando os dados projetados e aplicando o desconto sobre as tarifas de pedágio, é possível afirmar que a projeção de receita total para essas duas concessões se aproxima de R$22 bilhões ao longo dos próximos 30 anos, conforme tabela abaixo:

Visão Estratégica e Impacto no Desenvolvimento
A aquisição das concessões Rota Agro e Rota Verde pela Azevedo e Travassos demonstra uma clara estratégia de fortalecimento em infraestrutura. Com participação majoritária em ambos os projetos, a empresa não apenas expande seu portfólio, mas também contribui diretamente para a melhoria da logística nacional, a segurança viária e o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas, gerando empregos e novas oportunidades.
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