As delegações da Rússia e da Ucrânia realizaram uma segunda rodada de negociações que deve continuar na próxima semana, os países concordaram com a criação de corredores humanitários para a entrada de provisões e para a retirada de civis.
A delegada da diplomacia civil para OCDE e ONU, Priscila Caneparo, destacou a importância da criação dos corredores humanitários. “É necessária a criação de corredores humanitários”.
Em participação no BM&C News, Priscila explicou que os corredores humanitários são locais onde não é permitida nenhuma ação militar, justamente para permitir com que os civis passem, e nesse movimento migratório ingressem em outro território para buscar proteção.
No entanto, a delegada destacou que é necessário entender a motivação da Rússia em ter aceitada a criação desses corredores. “Até que ponto a Rússia tem interesse em garantir os direitos humanos com a criação dos corredores humanitários”, indagou a delegada.
Portanto, Priscila explicou que a Rússia aceitou porque,assim que os corredores são construídos, é necessário evacuar a região, as forças militares e civis.
“Evacuando essa região, a Rússia entendeu que ficaria mais fácil conquistar esse território”, explicou Priscila.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.