Os planos de saúde empresariais deixaram de ser um benefício restrito a grandes corporações e se consolidaram como um dos principais diferenciais competitivos no ambiente corporativo, especialmente quando estruturados de forma estratégica.

“Empresas que investem no bem-estar físico e mental dos colaboradores conseguem reter talentos, aumentar a produtividade e ainda reduzir custos e despesas inesperadas”, explica Lucas Fardo, Head de Seguros Corporativos da Fami Capital. “Embora não seja uma obrigação legal em alguns casos, cada vez mais empresas reconhecem o plano de saúde como um fator decisivo para atrair e manter profissionais qualificados”.
De acordo com dados do Instituto de Saúde Suplementar (IESS), 72% das pessoas que hoje possuem planos de saúde está vinculada no mercado formal por meio de coletivos empresariais. Essa modalidade cresceu 3,5% em março de 2025 com a inclusão de 1,27 milhão de beneficiados.
Segundo Fardo, do ponto de vista do colaborador, o acesso a um bom plano de saúde pode ser determinante na hora de decidir permanecer ou trocar de empresa. “Esse fator se traduz em equipes mais saudáveis e preparadas para gerar valor de forma consistente.”
Para que o benefício cumpra esse papel estratégico, a implementação exige mais do que simplesmente escolher uma operadora de renome. É fundamental considerar o perfil do negócio, o número de colaboradores e garantir uma gestão eficiente do benefício, desde a negociação até o acompanhamento contínuo da utilização.
“Nesse processo, contar com uma consultoria especializada faz toda a diferença. Ter ao lado profissionais que conhecem o mercado e compreendem a realidade da empresa contribui para decisões mais acertadas e sustentáveis”, conclui Fardo.
Na Fami Capital, todo esse processo é feito de perto e levando em consideração o que verdadeiramente importa para o negócio. A empresa conta com parceria com as principais seguradoras e operadoras de seguro empresarial do país.
Conheça o ecossistema completo de soluções financeiras da Fami Capital em fami.capital
Veja mais notícias aqui.
Acesse o canal de vídeos da BM&C News.
















