O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou após a invasão das tropas russas na Ucrânia que seria o primeiro alvo da Rússia e que sua esposa, Olena Zelenska, seria o ‘alvo número 2’ na guerra.
“O inimigo me fez o alvo número um, e minha família, o alvo número dois”, afirmou Zelensky na última quinta-feira (24).
Olena Zelenska, de 44 anos, é arquiteta por formação, mas trabalhou como roteirista de comédias. Em entrevistas anteriores, Olena afirmou que não era favorável à carreira política do marido.
Mesmo contra a candidatura de Zelensky, quando seu marido venceu a eleição presidencial, Olena se dedicou ao papel de primeira-dama, apoiando uma série de campanhas sociais.
Olena criou iniciativas com o intuito de reformar programas de alimentação infantil nas escolas. Ainda desempenhou projetos fundamentais para mulheres relacionados às áreas de segurança de gênero e diplomacia cultural.
De acordo com revistas russas, a primeira dama conquistou a popularidade entre a população ucraniana pelo trabalho desempenhado e pela persistência em seus projetos, se tornando uma das mulheres mais influentes da Ucrânia.
Desde os primeiros sinais de invasão, Olena se pronunciou sobre o assunto através de postagens nas redes sociais. Após o primeiro ataque, a primeira dama destacou o orgulho do povo ucraniano e se mostrou confiante sobre a situação do país.
Ainda durante a semana da invasão, Olena exaltou a participação de mulheres na guerra e compartilhou em suas redes o nascimento de um bebê em um abrigo.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.