A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançou uma iniciativa de formação com a oferta gratuita e 100% online de uma nova edição do curso “Altas Habilidades ou Superdotação: práticas educacionais inclusivas”. Com um total de 1300 vagas, o programa busca capacitar profissionais para aprimorar a inclusão escolar de estudantes que apresentam altas habilidades ou superdotação, proporcionando uma abordagem atualizada e alinhada aos principais debates educacionais de 2025.
As inscrições estão abertas até o dia 11 de julho de 2025, ou até o preenchimento das vagas disponíveis. O curso é realizado de maneira totalmente assíncrona, permitindo flexibilidade para os participantes acompanharem as aulas e atividades na Plataforma Moodle do CEAD/UFU, com previsão de início em 10 de agosto e término em 16 de novembro de 2025. Ao longo deste período, os inscritos terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre políticas de inclusão, atendimento educacional especializado e estratégias pedagógicas.
Quem pode participar do curso de Altas Habilidades ou Superdotação?
O curso foi desenvolvido para educadores, especialmente aqueles que atuam na rede pública brasileira e têm experiência ou interesse em processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência. Além do compromisso com a diversidade, é requisito possuir diploma de graduação para participar da seleção. A formação representa um importante passo para atender às diretrizes legais e pedagógicas estabelecidas pelo Ministério da Educação, que estimulam práticas inclusivas e a valorização das diferenças no ambiente escolar.
Os conteúdos oferecidos estão distribuídos em cinco unidades, abordando desde a legislação e as políticas de educação especial até metodologias de atendimento especializado. Durante o curso, os profissionais terão acesso a estudos de caso reais, recursos multimídia, fóruns para discussões e atividades reflexivas, ampliando a compreensão sobre as especificidades dos alunos identificados com altas habilidades ou superdotação.

Quais os principais conteúdos do curso gratuito da UFU?
O programa está estruturado em unidades temáticas pensadas para promover uma visão integrada e prática sobre o tema. Entre os destaques, estão:
- Políticas públicas e direitos da pessoa com deficiência: Estudo das leis vigentes e dos princípios que norteiam a educação inclusiva no Brasil.
- Processos de identificação e diagnóstico: Ferramentas e estratégias para reconhecer estudantes com altas habilidades ou superdotação e diferenciar de outros quadros.
- Propostas de escolarização inclusiva: Aproximação de modelos de ensino pautados na acessibilidade, no combate ao capacitismo e na valorização da diversidade.
- Atenção ao desenvolvimento docente: Capacitação para o professor e incentivo ao desenvolvimento de práticas reflexivas na sala de aula.
- Atendimento Educacional Especializado (AEE): Princípios, metodologias e estratégias práticas para o atendimento individualizado, incorporando o desenho universal na educação.
Como fazer a inscrição e acessar a formação em Altas Habilidades?
Para garantir uma vaga, os interessados devem acessar a página do CEAD/UFU e preencher o formulário de inscrição disponível no endereço oficial. A seleção será realizada conforme a ordem de inscrição, respeitando os critérios definidos pelo edital do curso. Os participantes terão carga horária total de 180 horas, com certificação para aqueles que cumprirem as atividades exigidas.
- Acesse o link: Formulário de inscrição – Altas Habilidades ou Superdotação
- Preencha todos os dados solicitados, atentando-se aos requisitos obrigatórios.
- Envie os documentos necessários e aguarde a confirmação por e-mail.
Esta iniciativa da UFU reflete o compromisso das instituições de ensino superior brasileiras com a inclusão educacional, contribuindo para a preparação de profissionais aptos a atender com qualidade e respeito os estudantes com altas habilidades ou superdotação. Ao incentivar a participação de docentes da rede pública, o curso amplia o alcance das práticas inclusivas e fortalece a escola como espaço de aprendizagem para todos.