Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia, concordou em enviar neste domingo (27) uma delegação para encontrar com representantes da Rússia em Belarus.
Mas será que é possível que saia um acordo deste encontro? Para o Paulo Velasco, professor de Relações Internacionais da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), essa é uma possibilidade remota.
“Eu sou um pouco cético [que haja uma solução]. A incursão militar russa ainda está nos primeiros dias e o país ainda não se assentou como gostaria dentro do território ucraniano”, afirmou, durante entrevista à BM&C News.
O professor lembrou que a Rússia está enfrentando uma resistência que talvez não contasse, o que pode ter feito com que o presidente Vladimir Putin reavaliasse um pouco seus cálculos. Ainda assim, é muito improvável que os dois países cheguem a um entendimento agora.
“Para haver uma solução negociada, mesmo que seja apenas um cessar fogo, é preciso disposição em ceder. As duas partes devem estar dispostas a conceder algo”, afirmou.
Assista a nossa programação e a entrevista na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.