O analisa político Erich Decat traz os três principais acontecimentos no âmbito da política e da economia que podem movimentar o mercado financeiro. Neste domingo (27), Decat entrevista Mauro Morelli, estrategista-chefe da Davos, que fala sobre os impactos da guerra no mundo.
No primeiro bullet, Morelli destacou a invasão da Rússia na Ucrânia, que gera consequências para a economia mundial.
“A guerra causa uma pressão maior na inflação mundial, além da possibilidade de um crescimento ainda menor da economia mundial. Isso sem contar toda preocupação humanitária”, disse.
Segundo ele, a maior pressão acontece nos preços das commodities, principalmente as energéticas – como petróleo e gás.
“A Rússia é uma grande fornecedora de gás para a Europa, principalmente para a Alemanha. O preço do gás tem subido bastante. Além disso, existe uma pressão muito grande no petróleo”, destacou.
No segundo bullet, ele continuou focado na inflação no Brasil e no mundo. “Como os bancos centrais vão agir diante do que está acontecendo entre Rússia e Ucrânia. O juro vai subir mais rápido nos EUA e no Brasil? A inflação vai ser pressionada com o aumento das commodities? O crescimento será afetado? Toda essa incerteza vai trazer volatilidade no mercado financeiro”, destacou o estrategista da Davos.
Por fim, no terceiro bullet, Morelli falou sobre o impacto da guerra no Brasil. “Temos visto o real e a bolsa se valorizando há algumas semanas, quando já havia expectativa da guerra. Isso acontece por 3 motivos: aumento de juros no Brasil, o aumento do preço das commodities [já que o Brasil é um grande exportador] e a realocação dos portfólios, com investidores tirando recursos do Leste europeu e realocando e outras regiões, entre elas a América Latina”, disse Morelli.
Acompanhe a entrevista exclusiva:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.