Para o economista-chefe da Genial, José Márcio Camargo, este conflito entre Rússia e Ucrânia deve impulsionar um choque nos preços do petróleo, gás natural, trigo e milho, muito importante. “Essa guerra deve gerar um choque nos preços das commodities”.
Camargo explicou durante sua participação no BM&C News, que a Rússia e a Ucrânia são os grandes produtores de trigo, e além disso, a Ucrânia também é a grande responsável pela produção de milho.
Portanto, o economista-chefe afirmou que se houver uma disrupção do processo produtivo e das cadeias de transporte, gerará uma redução da oferta de trigo e de milho no mundo. “O que significa o aumento de preço dessas commodities alimentares, ou seja, um novo choque inflacionário sobre os alimentos”.
Por outro lado, Camargo destacou que a Rússia é o grande produtor e exportador de petróleo e de gás natural principalmente para a Europa Ocidental. Visto que, 40% da demanda de gás natural e petróleo da Europa Ocidental é atendido pela Rússia.
“Se a Rússia decidir romper os contratos e parar de fornecer petróleo e gás natural para a Europa Ocidental, temos uma recessão extremamente grave”, disse José Márcio Camargo.
Por fim, Camargo afirmou que é uma crise que pode gerar uma pressão inflacionária muito forte, em que vai forçar os bancos centrais do mundo a adotar uma política monetária mais dura ainda do que o esperado.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.