BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Section 899: EUA podem encerrar isenção histórica para renda fixa estrangeira

Renata Nunes Por Renata Nunes
04/06/2025
Em Análises

A Section 899, dispositivo incluído no orçamento dos Estados Unidos aprovado pela Câmara dos Deputados, pode abrir uma nova frente de disputa fiscal internacional. Conhecida como “Revenge Tax”, a proposta autoriza a tributação de rendimentos de estrangeiros nos EUA e pode afetar diretamente os investimentos mercado americano, além das reservas internacionais do Banco Central. O texto faz parte do pacote fiscal batizado de “One Big Beautiful Bill Act”, que agora tramita no Senado com expectativa de aprovação até 4 de julho.

A medida marca o fim de uma isenção histórica sobre aplicações em renda fixa nos EUA — regra que está em vigor desde o governo Ronald Reagan. Com isso, remessas de lucros, rendimentos e investimentos estrangeiros podem ser tributadas a uma alíquota de 3,5%, atingindo governos, empresas e pessoas físicas.

No Brasil, os impactos podem ser significativos, já que a medida atinge diretamente os títulos públicos americanos comprados pelo Banco Central como parte das reservas internacionais. Também afeta investidores individuais que aplicam em renda fixa nos Estados Unidos.

Leia Mais

Agência Itaú

Itaú, Guararapes, Localiza, Cemig e Coteminas entram no radar do mercado

18 de dezembro de 2025
FACHADA CNI

Corte linear de benefícios fiscais comprometem crescimento da indústria, avalia CNI

18 de dezembro de 2025

Tributação retaliatória: o que diz a Section 899

O foco do novo imposto está na chamada Section 899, que dá respaldo legal para que os EUA passem a tributar países que adotaram medidas consideradas discriminatórias contra empresas americanas. A justificativa é retaliar governos que cobram impostos sobre o faturamento das Big Techs — como Google, Amazon, Apple, Meta e Microsoft — em seus territórios.

Essas medidas, conhecidas como Digital Service Taxes (DST), foram implementadas em várias nações europeias e fazem parte de um esforço global coordenado pela OCDE para equilibrar a tributação no setor digital. Os EUA, porém, veem essas iniciativas como ataques às suas empresas e agora reagem com o novo mecanismo tributário.

Mercado financeiro reage com preocupação à Section 899

Nos bastidores, grandes bancos americanos já se mobilizam para tentar derrubar ou ao menos ajustar a Section 899. Para o especialista em análise macro Fábio Fares, a chamada Section 899 é mais um episódio da velha disputa por soberania fiscal entre grandes potências. “Os Estados Unidos estão usando a ameaça tributária como forma de coagir países a recuarem na taxação de suas Big Techs. É um protecionismo disfarçado de defesa da justiça tributária. Mas, ao criar esse precedente, os EUA também arriscam romper pontes com aliados e fragmentar mercados de capitais que hoje favorecem sua liderança global”, avalia Fares.

Para ele, se o projeto for implementado nos moldes atuais, poderá desencadear uma guerra tributária com efeitos colaterais significativos – incluindo realocação de sedes corporativas, fuga de fundos soberanos europeus e enfraquecimento do dólar. “É um movimento de força que pode sair caro. Para o investidor atento, esse cenário abre uma janela de oportunidade em ativos europeus que tendem a ser penalizados pelo medo, mas não pelos fundamentos.”

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Conheça nosso canal no YouTube

Esta é a história da tragédia da Ponte Silver, o desastre que mudou para sempre as regras da engenharia civil

CPI: Inflação dos EUA desacelera em novembro e fica abaixo do esperado pelo mercado

Cidade do interior de SP, a 530 metros de altitude, é o berço de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

AtlasIntel: Lula vence Flávio Bolsonaro por 12 pontos no segundo turno

Itaú, Guararapes, Localiza, Cemig e Coteminas entram no radar do mercado

Tempero infinito: quanto custa plantar alecrim em casa?

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.