Mapeamento feito pela Seed Digital – hub de soluções digitais para performances no varejo físico – identifica os seis pontos de atenção para os varejistas no segundo semestre de 2025, em especial diante de um cenário macroeconômico que combina juro recorde (14,75%, maior patamar desde 2006), volta do IOF e inflação quase no dobro da meta (que é de 3%, mas IPCA está em 5,53% no acumulado em 12 meses até abril). O primeiro ponto de alerta, aliás, é a própria inflação. Na sequência vêm as bets, inteligência artificial (IA), experiências no PDV, estratégias de marketing e gestão. Para a Seed, olhar essas frentes será decisivo para os varejistas atravessarem o ano.
O tema inflação, como não poderia deixar de ser, é sempre o primeiro a se olhar. Com IPCA acima da meta, é inevitável o aumento da taxa Selic. Isso tudo faz o crédito se tornar mais caro e menos acessível. Uma velha ciranda bem conhecida de todo brasileiro. No varejo, segundo o relatório Índice de Intenção de Compra do Varejo (IICV-Seed), de abril, inflação elevada dificulta principalmente “a venda de produtos de maior valor, como móveis e eletrodomésticos”. A isso se soma o problema com as bets. O IICV-Seed cita dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) afirmando que o setor varejista perdeu R$ 103 bilhões em 2024, dinheiro que teria saído das compras para a jogatina digital. “Apostas online levaram 1,8 milhão de brasileiros para a inadimplência.”
Os dois pontos anteriores (inflação fora de controle e dinheiro migrando para as bets) são de origem macroeconômica e estrutural e sobre os quais os lojistas pouco têm a fazer para corrigir. Cabem somente atitudes paliativas e de precaução. Já os pontos a seguir estão sob decisão de cada varejista. O primeiro e igualmente inevitável é falar de inteligência artificial. Para a Seed Digital, “agentes de IA devem se consolidar como protagonistas no varejo, com as vendas influenciadas digitalmente ultrapassando 60%”. E esse número tende a crescer à medida que a IA personaliza as recomendações.
Mapeamento feito pela Seed Digital – hub de soluções digitais para performances no varejo físico – identifica os seis pontos de atenção para os varejistas no segundo semestre de 2025, em especial diante de um cenário macroeconômico que combina juro recorde (14,75%, maior patamar desde 2006), volta do IOF e inflação quase no dobro da meta (que é de 3%, mas IPCA está em 5,53% no acumulado em 12 meses até abril). O primeiro ponto de alerta, aliás, é a própria inflação. Na sequência vêm as bets, inteligência artificial (IA), experiências no PDV, estratégias de marketing e gestão. Para a Seed, olhar essas frentes será decisivo para os varejistas atravessarem o ano.
O tema inflação, como não poderia deixar de ser, é sempre o primeiro a se olhar. Com IPCA acima da meta, é inevitável o aumento da taxa Selic. Isso tudo faz o crédito se tornar mais caro e menos acessível. Uma velha ciranda bem conhecida de todo brasileiro. No varejo, segundo o relatório Índice de Intenção de Compra do Varejo (IICV-Seed), de abril, inflação elevada dificulta principalmente “a venda de produtos de maior valor, como móveis e eletrodomésticos”. A isso se soma o problema com as bets. O IICV-Seed cita dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) afirmando que o setor varejista perdeu R$ 103 bilhões em 2024, dinheiro que teria saído das compras para a jogatina digital. “Apostas online levaram 1,8 milhão de brasileiros para a inadimplência.”
Os dois pontos anteriores (inflação fora de controle e dinheiro migrando para as bets) são de origem macroeconômica e estrutural e sobre os quais os lojistas pouco têm a fazer para corrigir. Cabem somente atitudes paliativas e de precaução. Já os pontos a seguir estão sob decisão de cada varejista. O primeiro e igualmente inevitável é falar de inteligência artificial. Para a Seed Digital, “agentes de IA devem se consolidar como protagonistas no varejo, com as vendas influenciadas digitalmente ultrapassando 60%”. E esse número tende a crescer à medida que a IA personaliza as recomendações.
Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.
















