BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Inflação americana: “não sabem a diferença entre transitório e permanente”, diz especialista

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
21/03/2025
Em ECONOMIA

A declaração recente do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reacendeu preocupações no mercado ao utilizar novamente o termo “inflação transitória” para se referir à alta de preços nos Estados Unidos. A expressão, que remete aos equívocos da política monetária de 2021, gerou críticas contundentes de economistas ouvidos pelo programa BM&C News.

Para o especialista em análise macroeconômica Fábio Fares, a palavra “transitória”, quando vinda de qualquer membro do Fed, causa calafrios. “Eles já mostraram que não sabem a diferença entre transitório e permanente. Powell está jogando com os dados que tem, mas precisa manter cautela com as tarifas que entram em vigor em abril”, avaliou Fares.

VanDyck Silveira, economista e também convidado do programa, chamou a atenção para a expectativa de inflação nos EUA, medida pela Universidade de Michigan, que chegou a 3,9% — maior patamar em 35 anos. “O Fed ainda não conseguiu convencer o mercado de que é capaz de trazer a inflação para a meta de 2%”, alertou.

Silveira foi direto ao criticar a condução da política monetária: “Powell é, talvez, o mais incompetente presidente do Fed da história. Todas as vezes que ele falou que a inflação era transitória, errou feio.”

Leia Mais

Trump retira tarifa adicional e abre espaço para produtos brasileiros

Trump diz que EUA podem escoltar navios no Estreito de Ormuz

3 de março de 2026
Mercados globais se preparam para mais instabilidade em meio ao conflito em Israel

Ibovespa fecha a semana em queda, mas mantém forte alta no mês

27 de fevereiro de 2026

Ambos os especialistas concordaram que o Fed deve evitar cortes de juros no primeiro semestre de 2025, mesmo diante de projeções do próprio banco central e do mercado. “Corte agora seria irresponsável”, afirmou Fares, que acredita que um movimento nesse sentido só faria sentido no final do verão americano, entre setembro e outubro — e apenas se houver sinais claros de desaceleração na economia.

Para os analistas, a manutenção de uma política monetária firme ainda é necessária, especialmente porque o consumo segue resiliente e o mercado de trabalho robusto. “A inflação não vai cair naturalmente enquanto o consumo não desacelerar”, explicou Fares.

A entrevista ressalta que o uso da expressão “transitória” pode minar a credibilidade do Fed, ainda mais em um ano eleitoral marcado por pressões políticas. O alerta dos especialistas é claro: sem uma estratégia firme, os erros do passado podem se repetir — e com consequências ainda mais graves.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Estrada na França ganha fama por suas vistas, pois o trajeto de 73 km criado em 1914 cruza os Vosges a 1.200 metros de altitude em um cenário histórico

Guerra, ouro e compliance: executivos que movimentam milhões se reúnem

Conflito no Irã: petróleo, inflação e juros entram no centro do debate global

O “microfone” do fundo do mar: como os cabos de internet submarinos estão ajudando o Japão a prever terremotos e tsunamis

Vorcaro: o banqueiro que, no fundo, era um miliciano

Operação Compliance Zero: a ligação entre Banco Master e servidores do BC

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.