• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
terça-feira, agosto 19, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Educação

Geração Z: número de jovens empreendedores aumenta 23%

Por Redação BM&C News
17 de março de 2025
Em Educação
Quais são os benefícios do programa Pé-de-Meia para os estudantes?

Jovens estudantes estudando juntos - Créditos: depositphotos.com / AllaSerebrina

EnviarEnviarCompartilhar

Nos últimos dez anos o número de jovens empreendedores aumentou 23%, segundo o Sebrae. A Geração Z está mudando a dinâmica do mercado com uma transformação digital e novas abordagens para a gestão de negócios. A estrutura menos hierárquica das startups permite que esses empresários tenham maior autonomia e flexibilidade para moldar a empresa conforme suas visões e valores. 

Segundo uma pesquisa da ZenBusiness, plataforma para pequenos negócios dos Estados Unidos, 93% da Geração Z foi em busca de construir seu próprio negócio. O estudo entrevistou mil jovens, entre 18 e 25 anos, e revelou que 82% deles dizem que são mais aptos para serem empreendedores do que para seguir uma carreira tradicional.

Só no Brasil, cerca de 8 milhões de jovens entre 18 e 24 anos são empreendedores, segundo o Monitor de Empreendedorismo Global de 2024. Para o especialista em educação empresarial Leonardo Loureiro, o grande diferencial dessa geração é a sua relação natural com a tecnologia. “Os jovens da Geração Z cresceram em um ambiente digital e possuem uma facilidade muito maior para lidar com inovação. Eles veem a tecnologia não apenas como uma ferramenta, mas como um elemento central do modelo de negócio”, destaca Loureiro.

Outro fator que impulsiona essa revolução é a busca por impacto social. Uma pesquisa da Deloitte desse ano revelou que 73% dos indivíduos da Geração Z desejam carreiras alinhadas a um propósito significativo, evidenciando a importância de causar um impacto positivo na sociedade. Diferentemente de gerações anteriores, que priorizavam muitas vezes exclusivamente o lucro, os novos empreendedores estão construindo startups baseadas em propósito. Isso faz com que muitas startups surjam com modelos de negócio sustentáveis e alinhados com a responsabilidade social.

Notícias Em Alta

UNEAL abre 2.600 vagas em graduação sem vestibular para servidores

UNEAL abre 2.600 vagas em graduação sem vestibular para servidores

19 de agosto de 2025
Curso gratuito de atendente de farmácia abre vagas em São Carlos

Curso gratuito de atendente de farmácia abre vagas em São Carlos

18 de agosto de 2025

A rapidez na adaptação também é um diferencial competitivo. Segundo Leonardo, essa geração tem uma mentalidade ágil, que favorece a experimentação e a capacidade de mudar quando necessário. “A flexibilidade da Geração Z permite que eles testem novas ideias rapidamente e se ajustem conforme as necessidades do mercado. Essa é uma habilidade essencial no universo das startups, onde a inovação contínua é fundamental para o sucesso”, afirma.

No entanto, esse novo perfil de empreendedores também enfrenta desafios. Um dos principais é a necessidade de desenvolvimento em gestão empresarial. “Muitos jovens possuem ideias inovadoras, mas nem sempre têm o conhecimento necessário para administrar um negócio de forma eficiente. Questões como gestão financeira, planejamento estratégico e liderança de equipe são essenciais para garantir que a startup cresça de maneira sustentável. Por isso, investir em educação corporativa se torna um diferencial importante, ajudando esses empreendedores a transformar boas ideias em negócios sólidos e duradouros”, ressalta Leonardo.

Para que esse movimento continue crescendo, é fundamental que busquem capacitação e invistam no desenvolvimento de habilidades de gestão. Cursos e mentorias podem ajudar a preencher essa lacuna, proporcionando conhecimentos em finanças, planejamento estratégico e liderança. Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas para automação de processos e a participação em redes de networking permitem que esses jovens aprendam com empreendedores mais experientes.

Veja mais notícias corporativas aqui.

Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Celebridades

Justin Bieber conquista o mundo com carreira que começou no YouTube

19 de agosto de 2025
Carros

O que dá para comprar com R$ 200 mil no mercado de carros híbridos em 2025? Entenda

19 de agosto de 2025
Educação

UNEAL abre 2.600 vagas em graduação sem vestibular para servidores

19 de agosto de 2025
Carros

A nova ‘invasão’ chinesa: 16 marcas de carros que vêm para o Brasil!

19 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS