
Os pedidos de hipotecas nos EUA caíram 4% na semana encerrada em 16 de julho, depois de um aumento de 16% na semana anterior, o que foi o maior ganho em seis meses. O MBA Purchase Index é um relatório semanal, do The Mortgage Bankers Association, que traz o relatório de pedidos de empréstimos hipotecários com base em uma amostra de 75% da atividade hipotecária dos EUA. Os analistas consideram o relatório um indicador importante da atividade do mercado imobiliário.
Os pedidos de compra de casa própria caíram 6,4% e os de refinanciamento de crédito à habitação diminuíram 2,8%. A taxa média de hipotecas fixas a 30 anos subiu 2 pontos-base para 3,11%, de 3,09% na semana anterior, a mais baixa desde fevereiro.
Joel Kan, Vice-presidente associado do MBA avaliou esse movimento explicando que “O estoque limitado e os preços mais altos estão mantendo alguns compradores em potencial fora do mercado.
A atividade de refinanciamento caiu durante a semana, mas como as taxas permaneceram relativamente baixas, o ritmo de pedidos ficou próximo do nível mais alto desde o início de maio de 2021″.
Lembrando que os dados sobre os pedidos de hipotecas nos EUA são muito relevantes e impactam de forma substancial no mercado, pois são um termômetro de quão saudável está a economia pessoal dos americanos, que são responsáveis por fazer girar uma parte da engrenagem do desenvolvimento da economia no país.
Ou seja, se os pedidos de hipotecas está bom, é sinal que as pessoas estão com dinheiro, e isso dá uma certa segurança ao mercado.