Para Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, os movimentos positivos na Bolsa de Valores brasileira e a atração por investidores estrangeiros se deve, principalmente, pelo resultado fiscal.
Em entrevista ao programa BM&C News desta segunda-feira (31), a economista afirmou que demos pouco valor aos números fiscais e viemos com uma narrativa fiscal “muito ruim” desde a PEC dos Precatórios em julho do ano passado, causando a fuga dos investidores estrangeiros e uma versão maior ao risco para ativos brasileiros.
“Na minha visão, essa narrativa pressionou muito o câmbio nos últimos meses”, avaliou a especialista.
No entanto, Rafaela destacou que hoje podemos notar que essa narrativa não se concretizou nos dados, pelo menos por enquanto, visto que o Brasil fechou o balanço do governo consolidado de 2021 apresentando o primeiro superávit desde 2013, um superávit pequeno de R$ 65 bilhões, mais ou menos 0,75% do PIB.
Sendo assim, a economista ressaltou que no início de 2021, a expectativa era de um déficit de 3% e fizemos um superávit de 0,75%. Portanto, Rafaela afirmou que de fato houve uma melhora nas contas públicas, tendo em vista que a inflação foi responsável por boa parte desse resultado.
“Não podemos descartar que a inflação contribui na receita, mas o governo vem contendo as despesas, o que contribui para um resultado fiscal melhor”, afirmou a economista.
Por fim, a economista pontuou que a melhora no humor do mercado é uma realização de que não tivemos um descontrole fiscal como era esperado: “Agora temos um pouco da volta do investidor estrangeiro pelos ativos brasileiros”.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.