BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Promessas de Lula não impedem crescimento da fila do INSS

Carlos Rubens Por Carlos Rubens
26/02/2025
Em Direitos e Benefícios, INSS, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde que assumiu o cargo, enfrenta o desafio de reduzir a fila de espera do INSS, que continua a ser um problema significativo. Em novembro de 2024, o número de requerimentos pendentes era de 1.985.090, próximo ao recorde de 2.032.099 registrado em janeiro de 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Embora tenha havido uma redução de 12,4% no primeiro semestre de 2024, a fila voltou a crescer a partir de julho, coincidindo com uma greve dos funcionários do órgão.

Desde o início do governo de Lula, houve um aumento de 82,5% nos requerimentos pendentes. O presidente atribuiu a situação a um “desmonte” realizado pelo governo anterior. Durante a campanha, Lula criticou a gestão de Bolsonaro e prometeu acabar com a fila do INSS, compromisso reafirmado em seu discurso de posse no Congresso em janeiro de 2023.

Quais medidas estão sendo tomadas para reduzir a fila?

Em resposta à situação crítica, o governo anunciou uma “ação extraordinária” em fevereiro de 2025, destacando 500 funcionários para trabalhar exclusivamente na análise de requerimentos por 90 dias.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, destacou que o desafio não é apenas reduzir a fila, mas também lidar com o fluxo contínuo de novos pedidos. Ele afirmou que, embora a fila nunca seja completamente eliminada, o objetivo é reduzir o prazo médio de concessão para 45 dias até dezembro de 2024.

O tempo de espera médio para análise dos requerimentos caiu de 69 dias no início do governo para 43 dias em novembro de 2024. No entanto, o aumento no número de pedidos impediu uma redução proporcional na fila. Rondônia apresenta a pior situação, com uma espera média de 88 dias, enquanto o Distrito Federal tem a menor espera, de 28 dias.

Impacto da greve dos funcionários do INSS

A greve dos funcionários do INSS, que ocorreu de julho a novembro de 2024, foi um fator significativo no aumento da fila de espera. Os trabalhadores reivindicavam melhores condições de trabalho e aumento salarial. O movimento paralisou parcialmente as atividades do órgão até que um acordo foi alcançado com o Ministério da Gestão e Inovação.

Leia Mais

Idosos e suas famílias, cuidado com falsos funcionários do INSS que visitam residências para roubar dados

Idosos e suas famílias, cuidado com falsos funcionários do INSS que visitam residências para roubar dados

28 de dezembro de 2025
CARECA DO INSS

Corrupção, um fenômeno que transcende ideologias

22 de dezembro de 2025

Apesar das dificuldades, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, está otimista. Ele declarou que o tempo médio para concessão de benefícios deve cair para 30 dias até o final do primeiro semestre de 2025, alinhando-se ao prazo legal de 45 dias.

Expectativas para o futuro

Lula criticou Bolsonaro, mas não consegue reduzir Fila do INSS
Logotipo do aplicativo Meu INSS no smartphone – Créditos: depositphotos.com / rafapress

O governo de Lula continua a enfrentar críticas pela lentidão na resolução do problema, mas mantém o compromisso de melhorar o serviço de concessão de benefícios do INSS.

Carlos Lupi expressou esperança de que 2025 traga melhorias significativas. Enquanto isso, o Ministério da Previdência afirma que as informações estatísticas são públicas e podem ser acessadas no Portal da Transparência Previdenciária.

Com a implementação das medidas anunciadas e a expectativa de redução do tempo de espera, o governo busca restaurar a confiança da população no sistema previdenciário. A continuidade das ações e o monitoramento constante serão essenciais para alcançar os objetivos traçados e atender às necessidades dos cidadãos brasileiros.

Com 310m de altura e 11 mil painéis de vidro, a estrutura virou o arranha-céu mais alto da Europa Ocidental e um ícone de Londres

Os materiais são alguns tijolos e um pouco de cimento, com isso ele fez uma churrasqueira rústica que pode ser perfeita para o ano de 2026

Com 120 estátuas e vista para a Ponte da Amizade, a estrutura se tornou o maior templo budista da América Latina em Foz do Iguaçu

Da resina à embalagem: o surpreendente processo industrial que transforma tudo em goma de mascar

Cheiro de cloro nunca mais: o segredo para limpar o banheiro sem sofrimento

Fundada há pouco mais de 30 anos, a cidade foi criada para ser o coração administrativo do Tocantins

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.