O presidente Jair Bolsonaro está negociando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Congresso que tem como objetivo baixar os impostos sobre os combustíveis. Há um burburinho nos bastidores de que a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) seja incluído no texto.
No entanto, a proposta desagrada governadores, visto que serão pressionados a reduzir o tributo imediatamente, perdendo uma importante fonte de receita para os Estados.
Para Leonardo Aparecido, especialista em Renda Variável da Valor Investimentos, se tirar os impostos vai impactar no teto de gastos.
“Ele [Bolsonaro] também está querendo, por pressão popular e por pressão de inflação, mexer no imposto que pagamos nos combustíveis e na energia elétrica. Mas, ele tem que ir de uma forma em que todo mundo saia satisfeito, porque se simplesmente não ligar para nada e mexer nos salários dos servidores ao ponto de aumentar e também tirar a arrecadação dos impostos sobre o combustível isso vai afetar diretamente o nosso teto de gasto”, avaliou.
Confira a análise completa no vídeo abaixo:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.