BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

“Boa parte da melhora no câmbio vem de fora”, diz Rafaela Vitória

Renata Nunes Por Renata Nunes
18/02/2025
Em Análises

O cenário econômico global apresentou uma melhora nos últimos meses, favorecendo moedas de mercados emergentes e reduzindo a pressão sobre o câmbio brasileiro. No entanto, os riscos externos ainda exigem monitoramento, segundo a economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória, em entrevista ao BM&C News.

Segundo a especialista, a recente valorização do real, que voltou a operar próximo de R$ 5,70, foi impulsionada principalmente por fatores externos, sem grandes mudanças no ambiente doméstico desde a aprovação do último pacote fiscal do governo. “Boa parte dessa melhora vem de fora. No ano passado, havia uma preocupação maior com o cenário fiscal interno e, ao mesmo tempo, com o ambiente global, especialmente sobre possíveis medidas de Donald Trump relacionadas a tarifas e estímulos à economia dos Estados Unidos“, explicou.

Fatores externos e o impacto no câmbio e no Brasil

A economista destacou que, ao longo de 2024, a expectativa de maior estímulo econômico nos EUA e o impacto dessas políticas sobre juros e inflação tornaram os ativos americanos mais atraentes, reduzindo o fluxo de capital para mercados emergentes, como o Brasil. Isso contribuiu para um desempenho mais fraco do real.

No entanto, nas últimas semanas, a percepção de risco diminuiu. “Hoje, a apreensão com relação às tarifas e outras medidas está menor do que no final do ano. Isso tem ajudado na valorização das moedas emergentes“, apontou Rafaela.

Leia Mais

Impacto global da DeepSeek afeta ações da WEG (WEGE3), entenda porque

Weg aprova dividendo complementar e anuncia plano bilionário de remuneração

28 de novembro de 2025
Seguro celular, pessoa mexendo no celular.

Seguro de celular sem burocracia: o diferencial da Globus Seguros

28 de novembro de 2025

Outro fator que influencia essa tendência é a leve alta nas commodities, beneficiando economias exportadoras. A economista mencionou que o aumento nos preços de bens agrícolas e metálicos já impacta os preços internacionais e pode gerar uma pressão inflacionária no curto prazo. “Ainda não houve um repasse completo para o consumidor, mas seguimos atentos a esse movimento“, alertou.

Apesar do alívio momentâneo, Rafaela Vitória ressaltou que o ambiente externo ainda requer acompanhamento. Entre os pontos de atenção, estão possíveis novas medidas protecionistas nos Estados Unidos, que podem interferir no comércio global e afetar países exportadores, como o Brasil.

“Ainda há incerteza sobre como as negociações vão evoluir. Entre a retórica e as medidas concretas, temos um espaço de indefinição que precisa ser monitorado“, concluiu.

Com suas conchas icônicas e design revolucionário, a estrutura virou um dos maiores símbolos da Austrália e uma obra-prima da arquitetura

Povoado com cerca de 300 moradores localizado no nordeste tem solo fértil, mais de 40 quedas d’água e uma culinária mais do que especial

Com sua arquitetura modernista e blocos de concreto, a estrutura virou a sede do BNDES e um símbolo do poder econômico no Rio

O ano do Ibovespa: construção e energia lideram ganhos, enquanto alavancagem pesa sobre ações

A ciência por trás das gigantes que transformam uma simples brisa em energia para cidades inteiras

O segredo da casa limpa: passo a passo para não perder o dia todo na faxina

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.