BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

DeepSeek pode afetar o macro global? Os impactos das IA na estrutura mundial

Renata Nunes Por Renata Nunes
31/01/2025
Em MERCADOS

A startup chinesa DeepSeek ganhou destaque internacional ao desenvolver uma IA avançada capaz de competir diretamente com as maiores tecnologias ocidentais do setor. O projeto chamou atenção por sua capacidade de processamento e sofisticação algorítmica, e baixo custo, levantando debates sobre o domínio tecnológico global e a influência da China na corrida pela supremacia da IA. Com investimentos robustos e apoio estatal, a DeepSeek rapidamente se posicionou como um dos principais nomes do setor, gerando preocupações sobre seu impacto na economia, no mercado de trabalho e até na geopolítica mundial.

As ações das grandes empresas de tecnologia amargam forte queda na última segunda-feira (27). E quem abalou a estrutura dessas companhias, que vinham atraindo olhares positivos ao longo de 2024 com o boom da inteligência artificial (IA), foi a chinesa DeepSeek.

Leia Mais

BOLHA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Bolha da inteligência artificial? Alta das big techs entra na mira dos investidores

14 de fevereiro de 2026
varejo comércio

Varejo recua e confirma perda de fôlego da economia no fim de 2025, mostra PMC

13 de fevereiro de 2026

Um debate além do DeepSeek: os impactos das IA na estrutura mundial

O avanço da inteligência artificial tem provocado transformações profundas em diversas áreas, indo além da influência direta da DeepSeek. Setores como indústria, serviços financeiros e saúde estão passando por mudanças significativas com a adoção de tecnologias baseadas em IA. O impacto não se limita apenas à automação de processos, mas também à reconfiguração da força de trabalho e da estrutura econômica global.

Análise macro do cenário

Segundo Fabio Fares, especialista em análise macroeconômica, a IA terá impactos profundos nos principais fatores econômicos globais:

  • Crescimento do PIB – A inteligência artificial aumenta a produtividade, tornando as economias que a adotam rapidamente mais competitivas. Os países que liderarem essa revolução terão grande vantagem sobre os demais, consolidando-se como potências econômicas.
  • Inflação – No curto prazo, a IA pode reduzir custos e, consequentemente, segurar a inflação. No entanto, se houver choques no mercado de trabalho devido à substituição da mão de obra humana, a desigualdade pode aumentar, levando a pressões inflacionárias no longo prazo.
  • Mercado de Trabalho – Muitas profissões deixarão de existir, ao passo que novas oportunidades surgirão. O grande desafio será a requalificação dos trabalhadores, pois a transição para empregos mais técnicos pode ser complicada para muitas pessoas.
  • Taxa de Juros – Se a IA impulsionar a produtividade sem gerar inflação, os Bancos Centrais poderão reduzir taxas de juros, favorecendo investimentos. No entanto, caso a instabilidade no emprego se torne uma preocupação, os governos poderão precisar intervir, ajustando a política monetária.
  • Desigualdade – O domínio da IA pode concentrar ainda mais riqueza nas mãos de grandes corporações e países tecnologicamente avançados. Sem políticas eficazes de inclusão digital e capacitação profissional, a desigualdade social pode aumentar significativamente.
  • Geopolítica – A IA tem potencial para redefinir o comércio global, reduzindo a dependência de mão de obra barata. Isso pode impactar países que baseiam sua economia na manufatura de baixo custo, como a China.

Fares destaca que, “além disso, a disputa entre EUA e, China pela liderança na IA pode trazer novos desafios para o mercado“. E que seu maior receio é que “vamos ter que pensar em uma renda global, muita gente não vai conseguir se qualificar para os empregos“.

Com 46 colunas dóricas e construído em 447 a.C., o templo de mármore branco em Atenas tornou-se o maior símbolo da civilização e da arte grega

Com sua forma de cálice e 50 metros de diâmetro sobre o mirante, a obra de 1996 de Niemeyer tornou-se o maior ícone arquitetônico de Niterói

No balcão de um dos restaurantes mais icônicos de Nova York, a rotina do lendário Kellogg’s Diner no Brooklyn revela a alma da gastronomia urbana

A super cidade futurista com 14 milhões de habitantes onde templos milenares sobrevivem escondidos entre arranha céus de neon

Cidade brasileira no centro da América do Sul onde 3 biomas se encontram e o asfalto já derreteu com mais de 40 °C na sombra

Estrada Chapman’s Peak, na África do Sul, ganha fama por seus 9 km de rocha, pois suas 114 curvas sobre o oceano formam a rota mais cênica da região

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.