Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Investimentos

Fundos de Renda Fixa devem cair 36,2% até 2030, diz especialista; entenda

Por Redação BM&C News
20/01/2025
Em Investimentos, Mercados
Fundos de Renda Fixa devem cair 36,2% até 2030, diz especialista; entenda
EnviarEnviarCompartilhar

Notícias Em Alta

Quanto custa criar um filho? Papo de Dinheiro debate planejamento familiar

Quanto custa criar um filho? Papo de Dinheiro debate planejamento familiar

10 de outubro de 2025
Mercado vê risco crescente na dívida pública e espera reformas estruturais, diz ASA. Foto: depositphotos.com / emissu

Dívida pública e juros altos: economista vê cenário cada vez mais estressado

10 de outubro de 2025

O mercado de investimentos no Brasil está passando por uma transformação significativa, com aportes migrando de fundos de renda fixa para fundos de direitos creditórios (FIDCs). Esse movimento, incentivado por taxas de juros elevadas, reflete uma busca por alternativas que ofereçam rendimentos acima do CDI. Segundo estudo da Ouro Preto Investimentos, em 2023, os fundos de renda fixa tinham uma participação 37,8%. A projeção é que este percentual registre uma queda para 24,1%, em 2030, ou seja, uma queda 36,2% na participação do mercado. Nesse cenário, também nota-se que, os FIDCs, devem ganhar destaque pela capacidade de retornos superiores para os investidores e rápida estruturação para os empresários.

“A desbancarização do crédito é uma realidade e os fundos de direitos creditórios tornaram-se a alternativa mais eficiente para os empresários, tanto do ponto de vista de eficiência financeira, como de velocidade de estruturação. Hoje, por exemplo, em menos de 30 dias, conseguimos estruturar um FIDC para uma empresa e esta consegue se capitalizar rapidamente”, explica João Peixoto, CEO da Ouro Preto Investimentos.

Segundo o estudo, os FIDCs devem alcançar uma participação de 11,1% na indústria de fundos de investimentos até 2030, sendo este um aumento de 236% frente aos 4,7% no ano de 2023 e já em 2024, os FIDCs registraram uma captação líquida de R$ 162,9 bilhões, confirmando o interesse dos investidores por produtos mais rentáveis.

O estudo também aponta que, além dos FIDCs, os fundos imobiliários (FIIs) e de ações (FIAs) apresentarão crescimento. Em 2023, os FIIs representavam 3,4% e em 2030 deverão alcançar 5,8%. Já os FIAs correspondiam 6,5% em 2023 e, até 2030, devem atingir 10,3%, impulsionados pela demanda que busca maior segurança e rentabilidade. Já fundos tradicionais, como Previdência e Multimercados, devem cair de 16% para 11,6% e de 21,4% para 19,9%, respectivamente, refletindo o movimento dos investidores para alternativas mais competitivas.


Mercado financeiro projeta inflação de 5,08% este ano
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Direitos e Benefícios

CLT não se aplica a você? Veja como garantir seus direitos

11 de outubro de 2025
Curiosidades

Conheça a origem milenar do hummus, a pasta de grão-de-bico que conquistou o planeta!

11 de outubro de 2025
Carros

Os 4 carros usados mais ‘coringas’ do mercado! Veja a lista dos versáteis

11 de outubro de 2025
Loterias

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 27 milhões para o sorteio de hoje(11/10)!

11 de outubro de 2025
  • Análises
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • AO VIVO
  • Fale conosco
  • Gastronomia
  • Home – BM&C – XP
  • Home – BM&C – XP1
  • Investimentos
  • Mercado & Beyond
  • Mercado Internacional
  • Política de Privacidade
  • Sobre a BM&C NEWS
  • Termos de uso
  • Ultimas noticias

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos