BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

EUA, OTAN e UE culpam a China pelo ataque cibernético a Microsoft

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em INTERNACIONAL
(Reuters) Notificação oficial ao Ministério da Segurança do Estado da China será emitido nesta segunda-feira (19)
Ministério da Segurança do Estado da China responsabilizado por ataque cibernético a Microsoft no início deste ano.

Membros da OTAN, União Europeia, Austrália, Nova Zelândia e Japão estão unidos no enfrentamento da ameaça global representada por ataques cibernéticos patrocinados por um Estado chinês.

Ainda nesta segunda-feirta (19), os representantes do grupo irão entregar oficialmente a notificação de culpabilidade para o Ministério da Segurança do Estado da China por um ataque cibernético massivo aos servidores de e-mail Microsoft Exchange no início deste ano.

O ataque foi realizado por hackers criminosos que trabalham para o MSS e também praticam extorsão, criptojacking e ransomware cibernéticos, segundo informações oficiais.

O grupo vai compartilhar inteligência sobre ameaças cibernéticas e colaborar nas defesas e segurança da rede, segundo fontes da Casa Branca.

Leia Mais

BM&C TALKS DISCUTE ACORDO MERCOSUL - UE

Acordo Mercosul – UE: especialistas apontam riscos, oportunidades e gargalos para o Brasil

9 de março de 2026
Estrada na Austrália ganha fama por seu isolamento, pois seus 498 km de cascalho cruzam o deserto e exigem veículos 4x4 em um trajeto selvagem

Estrada na Austrália ganha fama por seu isolamento, pois seus 498 km de cascalho cruzam o deserto e exigem veículos 4×4 em um trajeto selvagem

5 de março de 2026

Veja também:

  • Itaú BBA eleva previsão e vê Ibovespa aos 152 mil pontos ao final do ano
  • Ibovespa opera em queda com variante delta no radar global

Também nesta segunda-feira, o FBI, a Agência de Segurança Nacional e a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura divulgaram um novo comunicado listando 50 táticas, técnicas e procedimentos que os hackers patrocinados pelo Estado chinês empregam.

O ataque ao servidor Microsoft Exchange tornou-se público em março e acredita-se que tenha atingido pelo menos 18 mil companhias e nove agências Federais dos Estados Unidos, além de, pelo menos, 60.000 vítimas no mundo todo, incluindo bancos, departamentos de polícia, hospitais e organizações sem fins lucrativos.

A Microsoft rapidamente identificou o grupo por trás do hack como uma rede de espionagem chinesa relativamente desconhecida, apelidada de Hafnium.

A demora em nomear a China foi em parte para dar aos investigadores tempo para reunir as evidências para provar que os hackers do Hafnium estavam na folha de pagamento do Estado chinês, disse o oficial. Também foi importante para os Estados Unidos agirem em conjunto com seus aliados ao fazer a atribuição pública, disse o funcionário.

Em um momento em que a guerra cibernética está se tornando a linha de frente em uma luta de poder global entre democracias e estados autocráticos, a nova aliança de segurança cibernética pode se tornar um modelo para esforços futuros para enfrentar ameaças transnacionais.

Os anúncios conjuntos de segunda-feira baseiam-se nos esforços do presidente Joe Biden em obter apoio entre os aliados da OTAN e da UE para uma abordagem mais firme com a China.

Eles também ocorrem em meio a um número crescente de sanções econômicas e diplomáticas que o governo Biden impôs a Pequim neste ano, em resposta a supostos abusos aos direitos humanos em Hong Kong e na província de Xinjiang.

Na última sexta-feira (16), os Estados Unidos sancionaram sete autoridades chinesas em resposta à repressão de Beijng às instituições democráticas de Hong Kong. Os EUA também emitiram um comunicado de negócios, alertando as empresas norte-americanas sobre possíveis violações de dados e privacidade pelo governo chinês se continuarem a fazer negócios em Hong Kong.

Intromissão

Em resposta, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês acusou os Estados Unidos de “intromissão” em seus assuntos internos. Por enquanto, o esforço multinacional de segurança cibernética está focado em segurança cooperativa e alertas de ameaças, e não em retaliação.

A Casa Branca levantou os ataques da Microsoft com membros seniores do governo chinês, “deixando claro que as ações da República Popular da China ameaçam a segurança, a confiança e a estabilidade no ciberespaço”, disse o alto funcionário.

O mar brilhante do tamanho de um país que emite luz azulada suficiente para ser visto do espaço

A criatura translúcida que brilha no escuro e supera o tamanho de uma baleia azul nas profundezas de um desfiladeiro

O rio invisível gigante do Brasil: cientistas descobrem um fluxo de água subterrâneo de 6 mil km de extensão correndo silenciosamente logo abaixo do Rio Amazonas

O rio secreto que flui no fundo do mar com as suas próprias margens correntes e até cascatas submersas

Presente em diversas frotas da América Latina, o Mercedes-Benz O 500 R equipa ônibus rodoviários de turismo e linhas interestaduais

A cidade mais fria do planeta: o vilarejo onde o termômetro já marcou -71°C, os carros nunca desligam e 500 almas sobrevivem onde a vida parece impossível

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.