O Ibovespa inicia o dia entre altas e baixas, refletindo o impacto de indicadores do varejo e as expectativas em torno das reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seus ministros em Brasília. A liquidez do mercado também deve ser afetada pelo fechamento das bolsas norte-americanas devido ao funeral do ex-presidente Jimmy Carter.
Às 10h15, o Ibovespa opera em alta de 0,21%, cotado aos 119.890,39 pontos.
Dados do varejo surpreendem e pesam no mercado
As vendas no varejo registraram uma queda de 0,4% em novembro, superando a estimativa de recuo de 0,2% projetada por analistas da pesquisa Reuters. Este desempenho fraco reforça as preocupações sobre a desaceleração da economia brasileira e o impacto no consumo, fator essencial para o crescimento do PIB.
Em Brasília, o presidente Lula conduz uma agenda intensa, incluindo encontros com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Há também discussões sobre a presidência brasileira no grupo dos BRICS, sinalizando uma estratégia de maior protagonismo internacional para o Brasil.
Mercados globais enfrentam pressões inflacionárias
No cenário internacional, os investidores monitoram a disparada nos rendimentos de títulos ao redor do mundo, motivada por incertezas sobre as políticas do novo presidente eleito dos Estados Unidos. Além disso, preocupações com a inflação e a emissão de trilhões de dólares em títulos adicionam pressões ao ambiente global.