BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Opinião: “Nepotismo cruzado: uma praga anacrônica”

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
16/12/2024
Em MERCADOS, OPINIÃO

Desde que surgiram os primeiros governos – democráticos ou não –, os políticos nomeiam parentes para cargos públicos importantes. Com a evolução da sociedade, essa prática, chamada de nepotismo, chamou a atenção de todos e foi coibida. Os espertalhões, então, criaram um remédio para a proibição: o chamado nepotismo cruzado, no qual autoridades trocam favores e nomeiam o parente de um para o gabinete de outro.

Na semana passada, dois casos do gênero ganharam as manchetes. O primeiro foi no Maranhão. O Supremo Tribunal Federal decretou o afastamento imediato de três parentes do governador do estado, Carlos Brandão, que ocupavam cargos de direção na Assembleia Legislativa. Logo depois, soube-se que 9 mulheres de políticos ocupam cargos nos Tribunais de Contas Estaduais no Brasil. Desse total, 5 são casadas com ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No caso específico dos TCEs, os cargos são vitalícios, com salários orbitando em torno de R$ 40.000 mensais e contam com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. A última dessas nomeações foi a de Onélia Santana, mulher do ministro da Educação, Camilo Santana (imagem).

A esperteza, em tempos analógicos, poderia passar despercebida e ficar abaixo do radar durante anos. Mas é impressionante insistir nesse tipo de prática na época atual, em que vivemos um Big Brother incessante. Das duas uma: ou o político tem uma sensação gigantesca de impunidade ou não está nem aí para o que pensam seus eleitores.

Esse mecanismo não é acionado apenas entre membros do Executivo. Representantes do Legislativo e do Judiciário, com frequência, são apontados como praticantes do nepotismo cruzado.

No Judiciário, no entanto, há um agravante. O Supremo decidiu em agosto do ano passado que seus juízes estão liberados para julgar casos que contem com parentes – cônjuges inclusive – envolvidos nos processos. Não é exatamente um nepotismo, mas configura um flagrante conflito de interesse enraizado em eventual parentesco entre magistrados e advogados.

Leia Mais

O mistério dos anéis submarinos perfeitos é finalmente resolvido após 4 anos de investigação no fundo do mar

O mistério dos anéis submarinos perfeitos é finalmente resolvido após 4 anos de investigação no fundo do mar

24 de março de 2026
Coroando um monólito de 200 metros de altura no meio da selva, a antiga fortaleza asiática exibe jardins aquáticos suspensos que funcionam perfeitamente há 1.500 anos

Coroando um monólito de 200 metros de altura no meio da selva, a antiga fortaleza asiática exibe jardins aquáticos suspensos que funcionam perfeitamente há 1.500 anos

24 de março de 2026

O STF, por outro lado, argumenta que essa percepção não é correta e que a maioria dos ministros decidiu, em uma votação online, cancelar uma regra segundo a qual os juízes não podiam julgar casos de outros advogados do mesmo escritório dos parentes. Mas, na prática, dá no mesmo – basta o parente estar envolvido nos bastidores do processo.

Um trecho do voto do ministro Cristiano Zanin mostra claramente que a intenção é permitir que parentes atuem sem freios nos processos que tramitam na Alta Corte: “Impedir o parente do magistrado de atuar como advogado, além de ser juridicamente impossível, restringe as oportunidades de terceiro, em afronta à liberdade de iniciativa e ao direito ao trabalho e à subsistência”.

Enquanto tivermos janelas abertas para o favorecimento de parentes em qualquer esfera pública, o Brasil continuará a agir como uma republiqueta de bananas. Precisamos deixar urgentemente esse passado para trás e dar um choque de governança em nossos políticos e autoridades, sob pena de termos uma crise de credibilidade institucional. Um país não pode ir para frente com a lisura de suas autoridades sob suspeita. Se os tribunais de contas aceitam privilégios e contratam parentes de políticos, como é que vão poder julgar as demonstrações financeiras de um ente público?

Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide

As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.


Opinião: “Centro e direita triunfaram em 2024, mas têm problemas para 2026”

O mistério dos anéis submarinos perfeitos é finalmente resolvido após 4 anos de investigação no fundo do mar

Coroando um monólito de 200 metros de altura no meio da selva, a antiga fortaleza asiática exibe jardins aquáticos suspensos que funcionam perfeitamente há 1.500 anos

Estrada na Noruega ganha fama por seu cascalho, pois o trajeto de 100 km cruza abismos e túneis em zigue-zague a 947 metros de altitude nos fiordes

Ocultando um bagageiro gigante debaixo do assento e consumindo 1 litro a cada 50 quilómetros, a ágil scooter da fabricante asiática custa 14 mil reais em 2026

A casa em forma de cúpula feita com uma camada fina de betão que sobrevive ao impacto direto de tornados e furacões

Com capacidade para 70 mil pessoas e cobertura tecnológica de LED, a arena de 2017 tornou-se o estádio mais moderno e vibrante de toda a Espanha

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.