Depois de abrir em leve alta, o Ibovespa virou e opera em baixa nesta terça-feira (4), enquanto as bolsas internacionais e os futuros de Nova Iorque estão em campo positivo.
Às 10h38, o principal índice da bolsa brasileira registrava queda de 0,23% aos 103.685pontos.
Nos EUA, os índices futuros registram ganhos. O S&P 500 sobe 0,33%, o Nasdaq avança 0,21% e o Dow Jones tem alta de 0,38%.
Entre os indicadores mais importantes do dia, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Industrial da China subiu a 50,9 em dezembro, mostrando resiliência da atividade da indústria no país.
Ainda por lá, o carvão metalúrgico negociado na bolsa chinesa de Dalian atingiu um pico de mais de dois meses diante de expectativas de demanda da China e preocupações com a oferta.
Os futuros do produto subiram com os participantes do mercado se sentindo otimistas sobre as perspectivas de demanda por insumos siderúrgicos no maior produtor de aço.
O contrato de carvão metalúrgico mais negociado encerrou as negociações do dia com alta de 5,7%, a 2.337 iuanes (367,74 dólares) a tonelada, após tocar em 2.370,50 iuanes no início da sessão, seu valor mais alto desde 28 de outubro.
O mercado também acompanha a reunião da Opep+, que deve manter o plano de limitar a alta na produção de petróleo a 400 mil bpd (barris por dia) no mês de fevereiro.
Nos EUA também será divulgado o PMI da indústria logo mais, ao meio dia.
Com poucos indicadores de peso, o mercado segue de olho na variante ômicron, que apesar de preocupar pela sua alta taxa de transmissão, vem se mostrando menos agressiva do que outras variantes da Covid-19.
No Brasil, o mercado segue acompanhando a evolução do quadro de obstrução intestinal do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo informações da Folha de S. Paulo, Bolsonaro não passará por uma cirurgia para corrigir a obstrução. De acordo com a publicação, a decisão de descartar uma cirurgia ao menos por ora foi tomada pelo médico Antônio Macedo e comunicada aos membros de sua equipe.
O jornal disse ainda que Bolsonaro respondeu bem aos medicamentos, e a obstrução se desfez. Ele seguirá com o tratamento clínico.
Com Reuters