O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se recuperando bem após passar por um procedimento preventivo realizado nesta quinta-feira (12), informou o médico Roberto Kalil Filho. Segundo ele, Lula está estável, consciente, comendo normalmente e não apresenta lesão cerebral.
De acordo com os médicos responsáveis, o procedimento foi necessário para evitar o risco de novo sangramento em decorrência de um hematoma que precisou ser drenado. “É um procedimento relativamente simples e de caráter preventivo. Todas as folhas da meninge estão cicatrizadas e a chance de o sangramento se refazer é praticamente nula”, afirmou a equipe médica.
O presidente deverá deixar a UTI nesta sexta-feira (13), e o dreno será retirado no final da tarde de hoje. O retorno de Lula a Brasília está previsto para segunda ou terça-feira, mas com a recomendação de repouso relativo e retomada gradual das atividades normais.
Recuperação estável e sem sequelas
Kalil destacou que Lula está apto a exercer qualquer função. “Ele não teve sequela alguma e está cognitivamente íntegro. Desde o primeiro momento, o presidente está consciente e estável”, reiterou o médico. Após a queda que levou à internação, Lula apresentou dois hematomas. Um deles desapareceu naturalmente, enquanto o outro precisou ser drenado, explicou o Dr. Rogério Tuma. O exame neurológico do presidente segue normal, sem alterações cognitivas ou físicas.
Kalil destacou ainda que a decisão de realizar o procedimento não foi comunicada previamente, pois os médicos aguardavam a evolução do quadro clínico. Lula foi informado sobre a intervenção na tarde de ontem e solicitou que os jornalistas fossem atualizados sobre sua condição.
“Tudo o que era preciso ser feito já foi realizado”, garantiu Kalil. Ele também ressaltou que as visitas ao presidente estão proibidas até o fim da internação, como medida de precaução.
















