O Ibovespa opera em queda, nesta segunda-feira (23), mesmo em meio a um clima positivo nos mercados externos no primeiro pregão de 2022.
Às 13h35, o Ibovespa caía 0,59%, cotado a 104.205 pontos.
A sessão é positiva para os bancos: As ações do Bradesco (BBDC3;BBDC4) operam em alta de 2,78% e 2,71%, respectivamente, Itaú (ITUB4) sobe 3,15%, Santander (SANB11) +2,14% e Banco do Brasil (BBAS3) +0,83%.
Petrobras ON (PETR3) também tem ganhos de 2,41% e Petrobras PN (PETR4) avança 1,79%.
Vale (VALE3) tem alta de 0,92%, Gerdau (GGBR4) +1,32% e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) +0,44%.
Cyrela (CYRE3) tem perdas de 6,27%, liderando as maiores baixas do índice. Eztec (EZTC3) também cai 6,11%.
Via (VIIA3) tem queda de 4,19%, Americanas (AMER3) recua 2,85% e Magazine Luiza (MGLU3) perde 4,16%.
Confira os destaques desta segunda-feira:
Banco Inter (BIDI3;BIDI4;BIDI11)
O conselho de administração do Inter aprovou a abertura de programa de recompra de até 4 milhões de ações ordinárias e até 8 milhões de ações preferenciais, diretamente ou na forma de units, em até seis meses, disse o banco em fato relevante ao mercado nesta segunda-feira.
O objetivo da operação é “maximizar a geração de valor para o acionista por meio de uma administração eficiente da estrutura de capital”, diz o Inter.
Gol (GOLL4)
A Gol anunciou nesta segunda-feira, por meio de fato relevante enviado à Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que emitiu, em 30 de dezembro de 2021, despacho referente à aquisição da MAP Transportes Aéreos, confirmando que a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação sem restrições.
Segundo a companhia, a decisão de aprovação se tornará definitiva no prazo de 15 dias corridos a partir de sua publicação, não havendo recurso de terceiros ou avocação pelo Tribunal do Cade, nos termos da legislação aplicável.
Enauta (ENAT3)
A Enauta Participações informou nesta segunda-feira que as condições precedentes necessárias para a conclusão da venda da participação da companhia no Campo de Manati não foram satisfeitas, e que o ativo seguirá no portfólio da companhia.
A petroleira havia divulgado em 16 de agosto de 2020 acordo com a Gas Bridge para alienação de sua participação de 45% no campo. As condições para a conclusão da venda deveriam ter sido cumpridas até 31 de dezembro.
“Com o término do prazo, a companhia optou por não estender o prazo para cumprimento das condições precedentes e manter em seu portfólio um ativo importante para a geração de caixa, diversificação de receita e melhoria da pegada de carbono”, disse a empresa.
A Enauta afirmou também que a Gas Bridge propôs entrar em negociações com a Enauta para uma eventual associação entre as empresas na implantação de um projeto de estocagem de gás natural para Manati, caso tenha sucesso na aquisição da participação de outros parceiros no campo.
*Com Reuters e Estadão Conteúdo
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.