Matéria atualizada às 11h36
O Ibovespa abriu a primeira sessão de 2022 em campo positivo, seguindo as principais bolsas internacionais e os futuros de Nova Iorque, mas logo virou o sinal e opera em queda nesta segunda-feira (3).
Às 11h35, o principal índice da bolsa brasileira registrava queda de 0,73%, aos 104.061,05 pontos.
Nos EUA, os índices futuros operam no azul. O S&P 500 sobe 0,53%, o Nasdaq avança 0,76% e o Dow Jones tem alta de 0,39%.
O mercado segue acompanhando de perto o avanço da variante ômicron pelo mundo. Em vários países, restrições foram impostas durante as festas de fim de ano para conter a rápida disseminação da cepa. A boa notícia é que apesar da alta taxa de transmissão alguns estudos mostram que a ômicron é menos letal do que a variante delta.
No Brasil, as atenções se voltam para a saúde do presidente Jair Bolsonaro (PL), que deu entrada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, com suspeita de uma nova obstrução intestinal. Em nota, o hospital informou que Bolsonaro está estável, em tratamento e sem previsão de alta.
Pelo Twitter, o presidente informou que fará exames para definir se precisará de uma nova cirurgia para tratar o quadro de suboclusão intestinal.
Entre os principais indicadores do dia, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro caiu para 58,0 em dezembro, ante 58,4 em novembro. Mesmo com a ligeira queda, o indicador ainda está acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
Na manhã de hoje foi divulgado o Boletim Focus, do Banco Central, com a perspectiva dos analistas para os principais indicadores econômicos. Em relação ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a projeção foi mantida em 5,03% para 2022.
Já para a Selic, a perspectiva é que a taxa encerre o ano em 11,5%, mesma projeção da semana anterior.
No campo corporativo, o conselho de administração do Inter (BIDI11) aprovou a abertura de programa de recompra de até 4 milhões de ações ordinárias e até 8 milhões de ações preferenciais, diretamente ou na forma de units, em até seis meses.
Com Estadão Conteúdo