Tendo em vista que 2022 será um ano eleitoral e que o país vem enfrentando uma elevação na inflação, Anderson Meneses, fundador e CEO da Alkin Research, em participação ao BM&C Stock nesta segunda-feira (27), apontou os dois elementos como os principais desafios do ano que vem. “Os grandes desafios para 2022, são as eleições e inflação, sem dúvidas é o que estará na cabeça dos investidores ano que vem”.
Nesse sentido, Meneses destacou que, via de regra, em ano de eleiçōes, a Bolsa de Valores sofre uma volatilidade acentuada, portanto, acredita que dificilmente o mercado passará tranquilo. “A eleição por si só é algo ruim para o mercado em razão das incertezas que isso traz, e ela traz volatilidade para a Bolsa de Valores”.
Outro elemento que Meneses alertou atenção aos investidores é a inflação, em que observamos um ciclo bastante elevado em que o Banco Central segue elevando a taxa de juros na tentativa de manter a inflação. Desse modo, o analista afirmou que, “os próximos meses serão essenciais para identificar até onde a Taxa Selic deve chegar para manter a inflação, isso pode trazer um estresse para a bolsa em 2022”.
Por fim, Anderson Meneses destacou que os setores que devem se beneficiar neste cenário de incertezas e volatilidade são aqueles mais defensivos. “Devem ser um porto seguro para os investidores, setores de utilities, saneamentos, geração e distribuição de energia e o setor financeiro”.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.