Atualizada às 12h26
O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (20), na mesma direção dos principais mercados do mundo, que cedem com o avanço da variante Ômicron, da Covid-19.
Às 12h26, o principal índice da B3 registrava baixa de 2% aos 105.058 pontos.
“O viés é de queda nos mercados globais, com preocupações contínuas em relação à variante Ômicron. Lockdowns na Europa estão contaminando as expectativas para o final do ano e para o começo de 2022”, afirmou Marco Saravalle, CEO da SaraInvest.
O principal assunto do dia é o aumento das restrições de circulação na Europa, a medida em que a nova variante se espalha pelos países do continente.
O Reino Unido registrou 82.886 novos casos de covid no domingo, um salto de 72% em relação às 48.071 novas infecções registradas no último domingo – e a quarta vez em que o país tem mais de 80 mil casos registrados desde o começo da pandemia.
Por lá, os casos diários confirmados dispararam para números recordes nesta última semana. O governo impôs uma nova exigência para o uso de máscaras em ambientes fechados e ordenou que as pessoas apresentassem comprovante de vacinação ou um recente teste de coronavírus negativo para entrarem em boates e grandes eventos.
Na Holanda, um novo lockdown foi iniciado e deve durar ao menos três semanas, fechando lojas, bares, restaurantes, cinemas, museus e teatros. As faculdades e escolas poderão ser reabertas em 9 de janeiro.
Outras nações estão impondo novamente medidas restritivas para conter a nova onda de infecções por Covid-19.
Ministros na França, Chipre e Áustria aumentaram as restrições a viagens. Paris cancelou os fogos de artifício da véspera de Ano-Novo.
No Brasil, o dia tem poucos indicadores. Pela manhã foi divulgada a pesquisa Focus, do Banco Central.
O mercado reduziu pela 10ª vez seguida a expectativa para o crescimento da economia brasileira neste ano, ajustando levemente as contas para a inflação, mostrou
Segundo a pesquisa realizada com uma centena de economistas, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 4,58% em 2021, redução significativa ante a expectativa de alta de 4,65% na semana anterior.
Para 2022, os especialistas seguem vendo expansão econômica de apenas 0,50%.
Os especialistas consultados semanalmente pelo BC ainda ajustaram o cenário para a inflação, vendo alta do IPCA de 10,04% este ano e de 5,03% no próximo, contra 10,05% e 5,02% antes, respectivamente.