Ninguém pode criticar o governo! O dólar era para estar acima dos R$ 6,00 no dia 31/10/22 após as eleições de um governo sem ministério. Ninguém pode criticar o governo! O Ibovespa trabalha acima dos 120.000 pontos, enquanto o resto do mundo bate recorde de pontuação. Ninguém pode criticar o governo! O mercado aceitou desde o começo os indicados para formar a equipe econômica.
Ironias a parte, a conta chegou! Por mais que tenha boa vontade o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é interlocutor de uma comunicação muito ruim. Agora entendemos as idas e vindas do ministro com a Câmara e Senado. A bola foi dividida, porque parte do “sucesso” será colocada na conta do plenário e se passar os temas importantes como (taxação do super ricos), ainda arrecadaremos menos. Alguns tópicos até foram positivos, mas ofuscado pela isenção de imposto para a baixa renda.
Caberá agora ao Banco Central através de ações diretas no câmbio que trabalha acima de R$ 6,10, ou aumentar a trajetória do ciclo de alta, para amenizar os estragos de um mercado tenso e exagerado como sempre. A curva de juros já precifica uma Selic de 14,5%. O Ibovespa só não foi pior nesse último pregão de novembro, porque Vale e Petro seguirem as cotação internacionais e fecharam em alta. Aos olhos das agências de classificação de riscos, o Brasil demostra todos os indícios para jogar na série C em 2025.
Em relação ao resto do mundo, as principais economias já escolheram suas batalhas: taxação, inflação e crescimento. O que olhando para nós, são doces problemas. Aviso a Faria Lima que Papai Noel não passará pelo condado.