O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (16), ainda repercutindo a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) sobre a taxa de juros nos EUA.
Às 10h38, o principal índice da B3 registrava alta de 1,42% aos 108.952 pontos.
Nos EUA, os índices futuros operam com valorização. O S&P500 sobe 0,65%, o Nasdaq avança 0,52% enquanto o Dow Jones opera com valorização de 0,66%.
O mercado ainda digere a decisão anunciada ontem pelo Federal Reserve (Fed) de manter a taxa de juros entre zero e 0,25%, com intenção de aumentar somente após a finalização do taperng, que foi acelerada como o previsto.
“Com a inflação ultrapassando 2% por algum tempo, o Comitê espera que seja apropriado manter este intervalo de metas até que as condições do mercado de trabalho tenham atingido níveis consistentes com as avaliações do Comitê de emprego máximo”, afirmou o Fed.
Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta manhã manter as taxas de juros e disse que continuará reduzindo as compras de títulos.
No campo político, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira o texto-base da PEC dos Precatórios em segundo turno. O resultado entre os deputados ficou em 332 votos a favor e 141 contrários, com uma abstenção. Com a finalização dessa fase, a PEC segue para a promulgação em sessão do Congresso Nacional que deve ocorrer ainda nesta semana.
Entre as empresas, a Petrobras informou nesta quinta-feira que seu Conselho de Administração aprovou o modelo de venda de até 100% das ações preferenciais que detém na Braskem, em processo a ser conduzido por meio de oferta pública secundária (“follow-on”) em conjunto com a Novonor e a NSP Investimentos.
A Petrobras disse ainda que celebrou termo com a Novonor que estabelece diretrizes com o objetivo de migração da Braskem para o Novo Mercado, nível mais elevado de governança corporativa da bolsa B3.
Petrobras e Novonor solicitarão que a Braskem realize os estudos e análises necessários sobre a migração, que deve compreender a realização de determinados atos, dentre eles, as adaptações necessárias de governança com as respectivas aprovações societárias.
Ainda no campo corporativo, a B3 (B3SA3) informou após o fechamento de ontem que recebeu uma multa de R$ 500 milhões aplicada pela Receita Federal referente ao Imposto de Renda devido sobre ganho de capital apurado por acionistas estrangeiros da Cetip, comprada em 2017. Em comunicado, a B3 reafirmou a posição de seus consultores tributários externos, “de que inexiste ganho de capital tributável em operações de incorporação de ações e apresentará impugnação ao referido auto de infração dentro do prazo regulamentar”.