Atualizada às 11h52
O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (15) à espera da decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) sobre a taxa de juros nos EUA.
Às 11h52, o principal índice da B3 registrava queda de 0,76% aos 105.924 pontos.
O mercado aguarda a divulgação da decisão sobre a taxa de juros norte-americana, que atualmente está entre zero e 0,25%. Também é provável que o Fomc dê indicações sobre a aceleração do ritmo do tapering, a redução da compra de títulos no mercado.
Na agenda local, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central-Brasil (IBC-Br) –uma medida da evolução do ritmo de atividade no país– caiu 0,40% em outubro sobre setembro, com dados ajustados sazonalmente, informou o Banco Central nesta quarta-feira.
A queda foi mais forte do que a de 0,20% prevista por analistas em pesquisa da Reuters.
No trimestre móvel até outubro, o IBC-Br recuou 0,94%. Sobre o mesmo mês de 2020, houve baixa de 1,48%.
No campo político, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a segunda parte da PEC dos Precatórios por 327 votos favoráveis e 147 contra. A proposta ainda precisa ser aprovada em segundo turno, que poderá ocorrer hoje, e abrirá um espaço fiscal de R$ 106,1 bilhões, valor suficiente para financiar o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil.
Na China, a produção industrial cresceu 3,8% na comparação anual, em novembro, ante expansão de 3,5% em outubro. O resultado foi ligeiramente superior aos 3,7% esperados por economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal.
As vendas no varejo na China, indicador importante para o consumo, aumentaram 3,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, em novembro, arrefecendo ante o crescimento de 4,9% de outubro, e também abaixo da alta de 4,5% prevista por economistas.