O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (21), com investidores ainda aguardando medidas de cortes pelo governo. Enquanto o pacote não sai, o mercado reage à escalada do conflito geopolítico, após ataque da Rússia contra a Ucrânia com um míssil criado para guerra nuclear.
Demora nas medidas fiscais preocupa mercado
A indefinição em torno do pacote de corte de gastos está alimentando a incerteza no mercado. Prometidas para depois do segundo turno das eleições municipais, as medidas ainda não foram anunciadas, e essa demora já começa a pressionar ativos brasileiros.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem uma reunião marcada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 15h desta quinta-feira para discutir o tema. A agenda de Lula também inclui um encontro com representantes dos setores de atacado e varejo no mesmo horário, o que pode trazer novidades sobre os próximos passos econômicos do governo.
Além disso, ainda no cenário domestico político brasileiro, a Polícia Federal (PF) concluiu nesta quinta-feira (21) o inquérito que apura a existência de uma organização criminosa acusada de atuar coordenadamente para evitar que o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu vice, Geraldo Alckmin, assumissem o governo, em 2022, sucedendo ao então presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas últimas eleições presidenciais.
Em nota divulgada há pouco, a PF confirmou que já encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório final da investigação. Sem citar nomes, a PF revela que indiciou 37 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Ainda segundo a PF, as provas foram obtidas por meio de diversas diligências policiais realizadas ao longo de quase dois anos, com base em quebra de sigilos telemático, telefônico, bancário, fiscal, colaboração premiada, buscas e apreensões, entre outras medidas devidamente autorizadas pelo Poder Judiciário.
Petrobras pode anunciar novos investimentos bilionários
No radar dos investidores, está o conselho de administração da Petrobras, que deve aprovar um novo plano de investimentos. A proposta da diretoria executiva prevê aportes de 111 bilhões de dólares entre 2025 e 2029, um aumento de 9% em relação ao programa anterior. A expectativa é alta, já que o anúncio pode trazer um impacto direto para as ações da estatal (PETR4) e para a confiança do mercado em projetos de longo prazo da companhia.
Tensões globais também pressionam os mercados
Além dos temas domésticos, os mercados seguem atentos às preocupações geopolíticas e à recente projeção de receita mais fraca da Nvidia, que trouxe apreensão aos investidores globais. Esses fatores adicionam um peso extra ao cenário já desafiador para o Ibovespa Futuro, que reflete as incertezas tanto internas quanto externas.
Confira aqui o fechamento do Ibovespa e demais índices:
- Ibovespa: 126.922,11 (-0,99%)
- S&P 500: 5.948,69 (+0,53%)
- Nasdaq: 18.972,42 (+0,03%)
- Dow Jones: 43.870,23 (+1,06%)
- Dólar: R$ 5,81 (+0,77%)
- Euro: R$ 6,09 (-0,27%)